OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEDois macacos são encontrados mortos em uma semana no Oeste de SC;...

Dois macacos são encontrados mortos em uma semana no Oeste de SC; preocupação com febre amarela cresce

Confira:

Informações Portal Peperi

Um macaco foi encontrado morto no interior do município de São João do Oeste na última sexta-feira (17). O animal foi encontrado por um morador da comunidade da Linha Jaboticaba que avisou uma agente comunitária de saúde. O Setor de Zoonoses e epidemiologia do Estado se deslocaram até a comunidade e fizeram a recolha do animal no sábado pela manhã (18).

No dia 11, também no sábado, outro macaco foi encontrado morto por um morador da comunidade de Cristo Rei, interior de São João do Oeste. Ao tomar conhecimento do fato, a equipe de saúde acionou a Vigilância Epidemiológica do Estado e uma equipe se deslocou dos municípios de Chapecó e São Miguel do Oeste para coleta de material para investigação de Febre Amarela. Após o encontro dos animais as suspeitas da morte ter sido ocasionada por febre amarela cresceu. 

- Continua após o anúncio -

Segundo a enfermeira responsável pela epidemiologia, Morgana Grade, foi realizada a conferência das cadernetas de vacinação de 25 moradores que residem em um raio de 300 metros do local em que o macaco foi localizado, e todos estão com a vacinação contra a febre amarela em dia.

Ela ainda destacou que macacos mortos são possíveis sinais de um alerta para a circulação do vírus da febre amarela, no município, mas falou que o macaco não é o transmissor da doença ao ser humano, pois o real transmissor são os mosquitos, porém, os macacos são os primeiros a apresentarem sintomas ou morrerem.

O material foi coletado e enviado para análise no Laboratório de Saúde Pública – Lacen, em Florianópolis. A orientação é de que ao encontrar um macaco morto, não se toque no animal e avise imediatamente o setor de saúde do município.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se