OUÇA AO VIVO

InícioGERALCriança de Santa Catarina com AME recebe medicamento

Criança de Santa Catarina com AME recebe medicamento

Família entrou na justiça para ter direito ao remédio pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Foto: Jean Marcos/Arquivo pessoal

No dia 31 de agosto  o Poder Judiciário autorizou o fornecimento do medicamento ao bebê, e Matteo recebeu nesta quinta-feira (15), o remédio milionário para tratamento da doença. O menino foi internado em um hospital de Curitiba para tomar a medicação, informou o pai dele, Jean Marcos.

Muitos chapecoense acompanharam a trajetória de Matteo e a luta da família para conseguir o remédio para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. Devido ao altíssimo valor do medicamento, a família do menino de apenas 1 ano, que reside em Chapecó, Oeste Catarinense, entrou na justiça para ter direito ao remédio pelo Sistema único de Saúde (SUS). 

Matteo Danieli Ribeiro foi diagnosticado com a doença em março deste ano. A AME pode afetar a capacidade de caminhar, comer e, em alguns casos, respirar.

- Continua após o anúncio -

O remédio que o menino recebe é o Zolgensma. Ele é em dose única, através de uma injeção. A aplicação dura cerca de uma hora. 

Entenda o processo de Matteo

A família do bebê lutou para que o menino recebesse o remédio Zolgensma, considerado o mais caro do mundo. Os pais chegaram a fazer uma campanha para arrecadar o dinheiro que custearia o medicamento.

Porém, a família encerrou os pedidos da vaquinha online após uma liminar na Justiça determinar que a União transferisse R$ 5.739.342,79 para um hospital do Paraná realizar a aplicação do medicamento.

De acordo com a advogada da família, Anaísa Banhara, o bebê receberia o remédio no começo de setembro. No entanto, um desembargador pediu vistas após um parecer desfavorável à entrada do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

O relatório de não recomendação do remédio foi feito pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).

Por causa do parecer da Conitec, a União noticiou o processo relacionado ao caso de Matteo. Por conta disso, em 22 de agosto, o desembargador Celso Kipper, do TRF4, pediu vistas do processo.

Com isso, a aplicação do medicamento foi suspensa até a votação, que ocorreu em 31 de agosto. O Ministério da Saúde informou por nota que não foi notificado sobre o processo de Matteo.

Foto: Redes sociais

O que é o remédio Zolgensma?

Bebês com AME nascem sem o gene SMN1, responsável por produzir uma proteína necessária para a sobrevivência de neurônios que atuam na parte de movimentação do corpo, explicou a neuropediatra Adriana Banzzatto Ortega.

O Zolgensma é um remédio de terapia genética. Com uma dose, o gene é devolvido ao paciente. Dessa forma, a criança passa a produzir a proteína. O remédio, porém, não pode ser considerado uma cura, conforma a neuropediatra.

“Cura é quando o paciente recebe o medicamento e anda e corre. Porém, se já está em fase mais avançada da doença, as lesões que já teve por causa da morte dos outros neurônios, ele [paciente] não vai conseguir reverter”. Ou seja, o medicamento não é capaz de recuperar as células que já morreram por causa da doença.

A neuropediatra também explicou que é importante que a criança, após receber o remédio, faça terapias de reabilitação para recuperar a capacidade motora, como fisioterapia, fonoaudiologia (para melhorar o movimento necessário para engolir a comida) e ocupacional (para a habilidade das mãos).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se