OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDECoronavírus: Prefeitura divulga taxa de ocupação dos leitos de UTI dos hospitais...

Coronavírus: Prefeitura divulga taxa de ocupação dos leitos de UTI dos hospitais de Chapecó

Foto ilustrativa: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Prefeitura de Chapecó divulgou, no final da tarde de terça-feira (28), as taxas de ocupação nos leitos de UTI das duas unidades hospitalares de Chapecó: o Hospital Regional do Oeste e a Unimed. O HRO, da rede pública de saúde, está com 87% dos leitos ocupados, enquanto a Unimed, da rede particular, alcançou a ocupação de 50%.

A divulgação dos dados em Chapecó mudou após uma recomendação do Ministério Público (MP), realizada no sábado (25). Segundo o MP, a mudança na divulgação de dados aconteceu após uma denúncia de um profissional da saúde.

Antes da recomendação do MP, a Prefeitura de Chapecó divulgava a taxa de ocupação dos leitos de UTI em uma soma que considerava os dois hospitais de forma conjunta e levava em consideração, também, os leitos que ainda não estão ativos.

- Continua após o anúncio -

LEIA MAIS: Ministério Público Federal recomenda que Chapecó divulgue real número de ocupações em leitos de UTI e Enfermaria


Na segunda-feira (27), a Administração Municipal revelou o número real de leitos de UTI que estão ativos em Chapecó, entre a rede pública e privada. Segundo o município, há 31 leitos de UTI instalados no Hospital Regional e 12 na Unimed, que totalizam 43 leitos disponíveis aos pacientes de Coronavírus. Há outros 20 que estão disponíveis, mas ainda não foram habilitados.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informou, na terça-feira (28) que determinou que os hospitais de Chapecó têm até quarta-feira (29) para divulgar os números reais de condições de atendimento para pacientes com Covid-19.

Os Hospitais devem informar os seguintes itens itens:

  • O número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) existentes no estabelecimento hospitalar;
  • o número de UTI’s existentes no final de 2019;
  • a taxa de ocupação das UTI’s antes da pandemia;
  • a taxa de ocupação atual das UTI’s;
  • o número de UTI’s existentes no estabelecimento hospitalar exclusivamente para pacientes com Covid-19;
  • a quantidade de UTI’s ainda necessárias para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, sem afetar outras necessidades específicas e independentes da pandemia.

LEIA AINDA: Hospitais de Chapecó têm até quarta-feira para informar reais condições das UTIs, define TJ

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se