
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (13), os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. O mapa aponta que todas as regiões catarinenses se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha) pela terceira semana seguida.
Leia Mais: Decreto Estadual: A partir desta sexta-feira, Chapecó fará ‘Lockdown parcial’
Das 16 regiões, cinco receberam nota máxima em todos os quesitos analisados, o que, ainda que seja alto, apresentou uma melhora em comparação à semana passada. A região Oeste, que havia obtido a classificação mais elevada em todos os índices por duas semanas seguidas, desta vez conseguiu manter a tendência de redução de índices de transmissibilidade – semana passada, o índice era de 3,0, enquanto nesta está em 2,5.
Saiba: MPF quer medidas urgentes para que a fila por leitos clínicos e de UTI em SC seja zerada
“Essa melhora em regiões como o Oeste mostra que as ações que o Estado e a Secretaria têm tomado nas últimas semanas estão começando a surtir o efeito necessário”, destacou a cientista de dados Bianca Vieira. Ela acrescenta, no entanto, que ainda é fundamental ter atenção e seguir com os cuidados, porque “o sistema de saúde ainda não consegue absorver toda a demanda gerada”.

Dados em Santa Catarina
Segundo a última atualização do Governo do Estado, na sexta-feira (12), Santa Catarina registrava 724.107 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Desses, 676.764 são considerados recuperados e 38.841 continuam em acompanhamento.
A Covid-19 causou 8.502 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,17%.
Em comparação a quinta-feira (11), houve mais 125 óbitos registrados. A quantidade de casos confirmados cresceu 6.653 e outras 6.029 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. O número de casos ativos registrou uma alta de 499.