Chapecó possui cinco casos de gripe A - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Chapecó possui cinco casos de gripe A

Quatro mortes pela doença foram confirmadas em SC

Em Santa Catarina foram confirmados 42 casos de Influenza e quatro mortes causadas pela doença.  Os dados estão no boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgado nesta segunda-feira (20). Os números representam 10 casos novos e uma morte a mais do que os relatados no boletim anterior, divulgado no último dia 13 de maio. Chapecó tem cinco casos confirmados da doença.

Conforme o relatório, de 30 de dezembro do ano passado até o último dia 17 de maio  foram notificados 397 casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Santa Catarina. Destes, 42 (10,6%) foram confirmados para influenza, sendo 33 casos pelo vírus A (H1N1), 8 pelo vírus A (H3N2) e 1 pelo vírus Influenza B.

Casos

Além de Chapecó, os municípios que também apresentaram casos confirmados, são: Blumenau com nove casos; Florianópolis, com cinco casos; Itajaí e Joinville, com três casos cada; Jaraguá do Sul e Tubarão, com dois casos cada; Armazém, Braço do Norte, Balneário Camboriú, Brusque, Camboriú, Criciúma, Jacinto Machado, Lages, Maravilha, Palhoça, Pomerode e São José, com um caso cada. Também foi atendido um caso de paciente residente em São Paulo.

Mortes

Segundo o boletim, quatro pessoas morreram em decorrência do vírus A (H1N1). Um homem de 52, morador de Tubarão; uma idosa de 79 anos, moradora de Blumenau; uma mulher de 48 anos, de Jaraguá do Sul e uma moradora de  Brusque, de 54 anos.

Cuidados

Além da vacina é importante manter uma alimentação saudável, com ingestão de líquidos e prática de exercícios físicos. Além disso, manter a higienização também é importante, como limpar as mãos, com água e sabão ou com álcool gel .

A limpeza deve ser feita, principalmente depois de tossir ou espirrar, após de usar o banheiro, antes de comer, e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz.