A cidade de Chapecó, por meio de uma distribuição estratégica de ambulâncias pelo Governo do Estado ocorrida em Florianópolis na segunda-feira (24), deve ser beneficiada com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para auxiliar nos serviços. Além disso, São Lourenço do Oeste também receberá uma ambulância suporte básico (UBS). A chegada do veículo deve acontecer nos próximos dias.
Para gerente regional de Saúde de Chapecó, Otília Rodrigues, a chegada desses veículos é de suma importância.
“As ambulâncias chegam na frota para ampliar o transporte e melhorar a qualidade nos atendimentos, já que Chapecó é um centro de referência para atendimentos de Urgência. Estamos ampliando nossa demanda e sempre é bom procurar melhorar para melhor atender a comunidade”, frisa a gerente.
Em uma cerimônia importante para a saúde estadual, o governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, entregaram 21 novas ambulâncias para atender às demandas emergenciais da população catarinense. Os veículos, adquiridos por meio de recursos da Bancada Catarinense e do Ministério Público do Estado, representam um investimento significativo na melhoria dos serviços de saúde pública em Santa Catarina.
O governador Jorginho Mello ressaltou que as novas ambulâncias trazem mais qualidade ao sistema de atendimento de emergência em Santa Catarina. “Com essa renovação de frota, o serviço fica mais eficiente, garantindo o acesso rápido e adequado aos cuidados médicos essenciais”, destaca.
Além disso, a iniciativa contempla outras nove ambulâncias de suporte avançado que irão integrar o Serviço Inter-hospitalar. Essas unidades são especialmente destinadas ao transporte de pacientes entre diferentes unidades hospitalares, tornando mais ágil e seguro o deslocamento de pessoas que necessitam de cuidados médicos urgentes. Um dos destaques é a inclusão, pela primeira vez no estado, de uma ambulância adaptada para o transporte de pacientes obesos, demonstrando a preocupação com a inclusão e o atendimento adequado a todos os cidadãos.