Uma reclamação feita por uma ouvinte da Condá FM mostrou que a situação do fornecimento de vacina para varicela por parte do Ministério da Saúde ainda não foi normalizada em Chapecó. Conforme a reclamação da ouvinte, ela levou a neta para se vacinar contra a doença numa unidade de saúde do bairro Efapi, no entanto, não havia imunizante disponível.
Descontente, a avó, que mora no bairro Universitário, levou a neta para o posto de saúde onde é atendida, a UBS Sul, mas lá também não havia vacina para varicela. Conforme informações repassadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Chapecó, o imunizante está em falta no país inteiro, e o Ministério da Saúde não está repassando as doses de forma suficiente para o município há mais de um ano.
A criança está em uma lista de espera organizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura. Em janeiro, o município recebeu apenas 100 doses do imunizante contra a varicela, que já foram aplicados conforme a ordem da lista. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios, publicada em 27 de dezembro do ano passado, aponta que mais de 1.500 municípios brasileiros não tinham a vacina contra a varicela disponível para aplicação.