OUÇA AO VIVO

InícioSAÚDEApós informação de inquérito do MPF, ACIC divulga nota em que se...

Após informação de inquérito do MPF, ACIC divulga nota em que se solidariza com João Rodrigues

Veja a nota da Associação Comercial e Industrial de Chapecó:

Foto ilustrativa: Leandro Schmidt

Na última quinta-feira (16), o jornalista Lauro Jardim, em seu blog no site O Globo informou que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues tornou-se alvo de um inquérito do Ministério Público Federal para apurar se as medidas adotadas pelo chefe do executivo favoreceram a propagação do coronavírus e o colapso do sistema de saúde na região. Nesta sexta-feira (17), a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) divulgou uma nota em apoio a João Rodrigues. 

Leia mais: João Rodrigues se manifesta sobre investigação do MPF e crítica o que chama de “notícia tendenciosa”

Veja a nota da ACIC

- Continua após o anúncio -

ACIC solidária com prefeito João Rodrigues

Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) manifesta estranheza em relação à informação publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, segundo a qual o Ministério Público estaria ajuizando contra atos do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, praticados durante as ações de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Desde o início dessa que se tornou a maior crise sanitária da história do Brasil, a ACIC vem acompanhando a evolução da pandemia e atuando de forma ativa, proativa e voluntária em várias frentes, prestando efetivo apoio às empresas associadas e à comunidade em geral.

Assim sendo, a ACIC pode dar um testemunho isento e independente sobre as ações da Administração Municipal de Chapecó na pandemia.

Inicialmente é necessário enfatizar que todas as ações foram propostas, analisadas e decididas de forma democrática e transparente no Comitê Municipal da Covid-19. Esse colegiado reúne os gestores públicos, médicos, hospitais, autoridades da saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, entidades empresariais, Vigilância Sanitária.

As decisões, portanto, sempre foram coletivas.

A prioridade inicial foi a ampliação da estrutura nosocomial para atender a explosão de casos graves de covid-19. As gestões do prefeito com apoio da comunidade permitiram ampliar de 35 para 103 o número de leitos de UTI dedicados à covid e de 29 para 55 os leitos de enfermaria; equipar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), criar um centro de tratamento imediato e um centro de leitos de UTI extra-hospitalar, entre outros investimentos na infraestrutura da saúde.

Ações desse porte foram possíveis graças ao espírito de cooperação da comunidade empresarial chapecoense que correspondeu aos diversos chamamentos da ACIC e da Administração Municipal.

A atuação articulada do Município, Estado e comunidade empresarial produziu efeitos extraordinários, reduzindo a incidência de casos, o registro de óbitos e a necessidade de leitos de enfermaria e de UTI.

O sucesso do combate à covid-19 em Chapecó foi uma conquista coletiva, amplamente reconhecida em todo o Brasil, cujo modelo inspirou dezenas de administradores municipais.

Chapecó, 17 de setembro de 2021.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CHAPECÓ (ACIC)

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se