quinta-feira, setembro 18, 2025
InícioSAÚDEApós hospital declarar colapso, Xanxerê registra em menos de sete horas três...

Após hospital declarar colapso, Xanxerê registra em menos de sete horas três mortes de pacientes que aguardavam leito de UTI

“Mediante toda essa situação de caos catastrófico, nos encontramos com receio muito grande e profundo, de não ter mais condições de receber pacientes em nosso hospital” declarou um médico intensivista do HRSP

IMAGEM ILUSTRATIVA – Foto: Divulgação/HRSP

Foi registrado no início da noite desta terça-feira (02), o terceiro óbito por coronavírus em menos de sete horas, em Xanxerê (SC). A vítima, uma mulher, de 61 anos, estava internada na emergência do Hospital Regional São Paulo (HRSP), desde o dia 22 de fevereiro e aguardava vaga em um leito de UTI. Ela tinha registro de outras comorbidades.

Os outros óbitos da tarde foram de uma mulher de 39 anos e de um homem de 61, ambos internados na emergência do Hospital Regional São Paulo, onde aguardavam por uma vaga em um leito de UTI. Ao todo são 72 vidas perdidas para a Covid-19 em Xanxerê, desde o início da pandemia de coronavírus em março de 2020.

Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, declara colapso

- Continua após o anúncio -

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) informou, nesta terça-feira (2), que está em colapso. O anúncio foi feito pela Direção Técnica e Administrativa da unidade hospitalar. Segundo a nota, não há mais espaço físico, estrutura e pessoal para atender a grande demanda e que cresce diariamente. 

“Mediante toda essa situação de caos catastrófico, nós encontramos com receio muito grande e profundo, de não ter mais condições de receber pacientes em nosso hospital” declarou Jener Bueno, médico intensivista do HRSP.

“Estamos com nossa unidade 100% lotada em todos os ambientes, tanto na UTI Geral, UTI Neonatal, internação, Ala Covid, mas especialmente na Emergência, que hoje (terça-feira, 02, está com 35 pacientes, destes, 20 entubados,  que aguardam transferência para leitos de UTI Covid). Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia da Covid-19. Não iremos viver uma catástrofe, já estamos nela.”, diz o comunicado do HRSP.

O hospital informou que desdobramentos e aumentos foram feitos para atender a demanda, entretanto, mesmo assim a situação está colapsada. Neste momento, não há possibilidade de receber pacientes que necessitem de ventilação mecânica ou suporte de oxigênio. A unidade hospitalar disse, ainda, que neste momento há pacientes graves em poltronas ou espaços improvisados, pois a estrutura física para atendimento está esgotada. 

De acordo com o HRSP, mesmo com os equipamentos recebidos do Governo Federal e Estadual, não há mais espaço físico, equipamentos e ambiente para atender nossos pacientes.

“Estamos em um momento tão crítico, que será melhor para o paciente ficar aguardando atendimento dentro de uma ambulância do que dentro dos espaços da unidade hospitalar, o paciente terá mais suporte e recursos dentro da ambulância. Seria uma imprudência retirar o paciente do suporte que está recebendo na ambulância, com o aporte dos equipamentos de uma UTI Móvel e dos profissionais para atender esse paciente, do que receber ele no hospital.”, afirma o Hospital São Paulo.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp