domingo, setembro 7, 2025
InícioSAÚDEApós descredenciamento dos leitos de UTI COVID em Chapecó, Secretaria de Estado...

Após descredenciamento dos leitos de UTI COVID em Chapecó, Secretaria de Estado da Saúde se manifesta

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina se manifestou nesta segunda-feira (19), após o descredenciamento dos leitos de UTI COVID, no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó (SC). Conforme nota de esclarecimento, a SES informou que “a habilitação de leitos compete exclusivamente ao Ministério da Saúde, cabendo à SES, tão somente cadastrar as propostas de habilitações e/ou prorrogações junto ao Governo Federal”.

Confira a nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde

Nota de esclarecimento                   

- Continua após o anúncio -

A Secretaria de Estado da Saúde vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi erroneamente divulgado em nota oficial assinada pela direção do Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, não é o Estado de Santa Catarina quem “descredencia” (sic) leitos de UTI Covid na referida unidade.

A habilitação de leitos compete EXCLUSIVAMENTE ao Ministério da Saúde, cabendo à SES, tão somente cadastrar as propostas de habilitações e/ou prorrogações junto ao Governo Federal.

Com relação ao Hospital Regional do Oeste, é oportuno ressaltar:

10 leitos foram habilitados através da portaria 901, em 20 de abril do corrente. A prorrogação foi estabelecida pela portaria 1968 de 11 de setembro. A SES cadastrou proposta de renovação junto ao MS no dia 11 de outubro – PROPOSTA 132200

15 leitos foram habilitados através da portaria 1629, em 24 de junho doo corrente. A prorrogação foi estabelecida pela portaria 2459 de 9 16 de setembro. A SES cadastrou proposta de renovação junto ao MS – PROPOSTA 132198

Novas propostas foram apresentadas para habilitação de 10 leitos. A primeira, 131514, foi rejeitada pelo Ministério da Saúde. A SES então, apresentou nova proposta para atender a população da região, número 132348.

Cinco leitos foram habilitados através da portaria 2790, de 13 de outubro, pelo período de 90 dias.

Finalmente, a SES ressalta que não vem medindo esforços para tais habilitações, atuando junto ao MS para toda a rede hospitalar catarinense seja ampliada. O Estado já conquistou a habilitação de mais de 700 leitos devido à atuação dos nossos profissionais junto ao Ministério da Saúde, o que representou mais de R$ 200 milhões em recursos para as unidades hospitalares de toda a região.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp