A última semana de novembro foi marcada por grandes conquistas para o Oeste Catarinense na área da saúde. Na segunda-feira (25), o governador do Estado, Jorginho Mello, esteve presente em evento no Hospital Regional do Oeste (HRO), no qual fez anúncios que representam importantes avanços no atendimento da população da região.
Um deles foi o credenciamento do Hospital Regional do Oeste como centro de referência de Alta Complexidade em Cardiologia, para a qual deverá ser habilitado a partir de janeiro de 2025.
Esta, que é uma solicitação pleiteada pela ALVF desde 2008, possibilitará o atendimento de pacientes com problemas cardíacos sem a necessidade de grandes deslocamentos, já que 7 dos 8 centros de referência ficam em outras regiões do estado.
Desde o anúncio, o HRO já deu início aos encaminhamentos para providenciar os detalhes específicos da especialidade que faltam para estar tudo organizado para o início das atividades o quanto antes, já que a estrutura e equipe já estão preparadas.
Além da nova habilitação, o governador anunciou também o atendimento de outras duas necessidades da instituição: a aquisição de um aparelho de ressonância magnética, no valor de R$ 4,8 milhões, e a realização da impermeabilização da cobertura do hospital, com o investimento de R$ 2 milhões.
Durante o evento, o Secretário da Diretoria Executiva da ALVF, Douglas Braun, anunciou a abertura de mais 10 leitos de UTI Adulto, que serão ativados a partir de janeiro de 2025. Ainda, com a transferência da sala de necropsias da Polícia Científica, que ficava no HRO, para um novo espaço, a Associação pretende dar continuidade ao projeto de reforma e ampliação do Pronto Socorro do hospital. “Vivemos um momento de sintonia entre os desejos de mudança da Associação e o Governo do Estado, que tem nos proporcionado planejar e colocar em prática as transformações necessárias para que o HRO esteja cada vez mais preparado para atender com qualidade e sustentabilidade às demandas da população regional”, destaca.
Melhorias e reformas
Na mesma data do anúncio, foram inaugurados o novo espaço dos Leitos de UTI Pediátrica, a Revitalização da Ambiência da Oncologia Pediátrica (Brinquedotecas, Sala de Aplicação de Quimioterapia, Consultório Odontológico, Consultório Psicológico e Sala Multiuso) e reinaugurada a Classe de Atendimento Escolar Hospitalar da Oncologia Pediátrica.
Os ambientes revitalizados receberam decorações lúdicas e temáticas e, junto com os novos espaços, são mais um significativo avanço na melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, fruto de investimentos em infraestrutura, tecnologia e acolhimento, oportunizados por nossos parceiros, voluntários e a comunidade regional.
Desde setembro, também foi reativada a Classe de Atendimento Escolar Hospitalar da Oncologia Pediátrica, mais um projeto de humanização da assistência aos pacientes e que possibilita aos estudantes entre 4 e 17 anos seguir realizando as atividades escolares durante os períodos de internação.
2024 em números
Com abrangência de mais de 130 municípios atendidos, o HRO beneficia aproximadamente 1,5 milhão de pessoas da região Oeste, sendo referência em atendimentos de média e alta complexidade, sendo que 93% dos atendimentos totais são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2024, com 306 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Pediátrica e 10 leitos de UTI Neonatal, além de 10 Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e 2 Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINca), que foram inauguradas neste ano.
O hospital realizou entre janeiro e outubro, 209.661 atendimentos. Destes, mais de 43 mil foram no Pronto Socorro, especializado no atendimento de urgências e emergências. A média mensal de internações foi de 22.000, sendo feitos 109 mil atendimentos ambulatoriais, 672 mil exames laboratoriais, mais de 116 exames de imagem e 11.322 cirurgias.
No setor de Ortopedia e Traumatologia, foram cerca de 15 mil atendimentos ambulatoriais, enquanto a Oncologia recebeu mais de 4 mil novos pacientes e realizou mais de 12 mil quimioterapias. O número de nascimentos foi de mais de 3.600 e o refeitório da instituição serviu mais de 780 mil refeições para funcionários e acompanhantes dos pacientes.
Desde maio, o HRO também vive um novo momento, com novo modelo de gestão, assumido pelo Governo do Estado, que possibilitou a Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) avançar na organização do planejamento estratégico da entidade, a partir da garantia de importante auxílio financeiro para a sustentabilidade por parte do Governo estadual.
A partir da aplicação de diversas melhorias nos processos internos, foi possível aprimorar os serviços e a autossustentabilidade financeira do HRO.
Até outubro, o hospital conseguiu a redução na média de permanência dos pacientes, que com a melhora de performance e agilidade no atendimento, passou de 5,6 dias para 3,4, uma queda de 39% no tempo anterior. Com isso, a taxa de ocupação teve um aumento de 14%.
Outro bom indicativo é o aumento do número de cirurgias eletivas, que apresentou 44% de crescimento, o que impacta diretamente na diminuição da fila de espera por procedimentos cirúrgicos.
Todas as ações realizadas visam garantir um atendimento em saúde com excelência e sustentabilidade, alinhadas aos compromissos estabelecidos em seu planejamento estratégico de 2024. A ALVF reforça seu compromisso contínuo com a missão de oferecer um cuidado de qualidade, seguro e humanizado.