Agora vai: Após cinco anos, posto de saúde do Esplanada deve ser entregue em 2020 - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Agora vai: Após cinco anos, posto de saúde do Esplanada deve ser entregue em 2020

Prefeitura e UFFS assinam convênio para finalização do posto de saúde; A obra iniciou em 2014

Foto: Secom Prefeitura

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Prefeitura de Chapecó assinaram, na quinta-feira (03), o convênio para finalização da Unidade Básica de Saúde do bairro Esplanada. Os objetivos da parceria são, além da finalização das obras, também a implantação dos ambulatórios de especialidades médicas dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade. O acordo de cooperação técnica tem validade de 20 anos e poderá ser prorrogado. A Secretaria Especial de Obras da UFFS estima um investimento de R$ 1,5 milhão para a conclusão da obra da Unidade e do ambiente que abrigará os ambulatórios. A obra iniciou em 2014 e deve ser entre em 2020.

O acordo da cooperação técnica entre as partes têm como finalidade o desenvolvimento das práticas acadêmicas da UFFS, o fortalecimento da integração entre ensino e serviço para a orientação da formação de graduandos e pós-graduandos nas áreas da saúde vinculados à UFFS – Campus Chapecó, junto ao Centro de saúde da Família Esplanada, localizado na rua Israel.

As tratativas são de que a UFFS finalizará a obra da UBS e a Prefeitura a estruturará para seu completo funcionamento, cedendo o espaço térreo para ser utilizado pelos cursos da Instituição. É nesse espaço térreo que serão construídos os ambulatórios de especialidades médicas, uma estrutura necessária para os cursos de saúde. Eles funcionarão como um campo de prática para os estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem através do atendimento à população da cidade.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a assinatura do convênio é uma medida necessária e importante para os cursos da área da saúde. “Nós precisamos viabilizar esses ambulatórios na unidade básica de saúde e nossos cursos de Enfermagem e Medicina farão uso direto de forma bem significativa que cooperará bastante na formação dos nossos estudantes. Acredito que tanto para nós da UFFS quanto para a Prefeitura trará contribuições importantes”, afirmou.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou o potencial da Universidade no desenvolvimento regional e, por isso, a importância das instituições estreitarem os laços. “Com esse convênio a Universidade traz o seu conhecimento para a aplicação prática e o município traz também seu conhecimento e acima de tudo trabalho especializado para a saúde pública em casos concretos. Trabalhar os espaços públicos para que a gente consiga chegar no resultado final é muito importante, também esse é um exemplo concreto de quando as universidades saem do seu ambiente natural que é a academia para a prática no Sistema Único de Saúde”, ressaltou.

Para a secretária de saúde de Chapecó, Maristela Bisognin Santi Rocha, a formalização do convênio vem integrar cada vez mais a Universidade com a prática. “Com esse convênio, nós conseguimos concluir essa obra que passou por vários processos até esse momento e essa parceria vem também fortalecer e formar cada vez mais profissionais com o olhar para a realidade”, concluiu.

Próximos passos

Conforme informações da Prefeitura o próximo passo será a conclusão da obra, que será feita pela Universidade por meio de processo licitatório. Posteriormente será equipado o local.

A assessoria da UFFS informou que agora começa o processo das licitações, mas que não é possível precisar uma data para o término das obras. “Não temos como estipular uma data, mas a entrega será em 2020“.

Obra parada

A obra do Posto de Saúde do Esplanada inciou em 28 de julho de 2014, mas passou por alguns percalços. Chegou ficar parada cerca de dois anos. Desde de 2017 haviam famílias morando no local. No dia 15 de janeiro de 2019 foi cumprida a reintegração de posse do imóvel – que é de propriedade do Município de Chapecó – após as famílias terem deixado o local, em cumprimento de uma ordem judicial.

Em fevereiro a Prefeitura e a Universidade firmaram um convênio para finalizar o posto de saúde. Quase oito meses depois eles assinam o contrato para a finalização da obra, que deve ficar pronta no próximo ano.