
Nos dias 15 e 16 de agosto, o 2º Simpósio de Oncologia – Câncer, um Olhar para o Futuro reuniu em Chapecó especialistas, médicos, multiprofissionais da saúde, acadêmicos e pesquisadores em um evento de alto impacto científico. O encontro, organizado pela Clínica Supera, contou com o apoio do Hospital Regional do Oeste (HRO) e foi realizado no Centro Executivo E.T Renovável.
O simpósio proporcionou aos participantes conhecimentos focados no sistema digestivo alto e hepatobiliopancreático, com a apresentação das estratégias mais recentes e inovadoras no enfrentamento do câncer, apresentando também a importância da prevenção à doença. Além disso, promoveu um ambiente colaborativo e realizou mais uma importante contribuição com a saúde da região, já que o valor arrecadado com as inscrições foi destinado para o HRO.
De acordo com o Dr. Cristiano Vendrame, médico especialista em Cirurgia Oncológica do HRO e integrante da comissão organizadora do evento, a proposta foi levar atualização e troca de experiências entre os profissionais. “O nosso objetivo no simpósio foi trazer inovação e conhecimento a todas as pessoas da área da saúde. Essa é uma função social da Supera: apresentar novas formas de tratamento, de diagnóstico e orientar os profissionais sobre como prevenir, já que os números de câncer são alarmantes para o futuro”, destacou.
A programação incluiu palestras, rodas de conversa e apresentação de casos clínicos. Além da atualização profissional, os inscritos contribuíram com a saúde da região, já que o valor arrecadado foi destinado ao HRO. Para o Dr. Vendrame, a parceria foi fundamental: “O apoio do HRO ao evento foi essencial, pois trouxe visibilidade e ajudou a reunir mais profissionais comprometidos em disseminar informação para toda a população”.
O especialista também ressaltou a importância da instituição no contexto regional. “O Hospital Regional tem uma função essencial para o Grande Oeste e para o Estado, sendo um dos maiores serviços de oncologia do país. Precisamos estar sempre ajudando nessa missão nobre que o Hospital Regional e a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira têm”, completou.
Oncologia no HRO
Referência para todo o Oeste Catarinense, a Oncologia do HRO atende cerca de 5.500 pessoas por mês, nos setores adulto e pediátrico. São pacientes de mais de 130 municípios da região, que recebem assistência oncológica nas especialidades de Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Mastologia, Clínica Oncológica, Oncologia Cirúrgica, Proctologia, Cirurgia Torácica, Urologia, Radioterapia e Braquiterapia.
A estrutura conta com mais de 60 leitos e, mensalmente, são realizadas em média 2.300 sessões de quimioterapia, 1.250 atendimentos na atenção farmacêutica, 7.600 exames ambulatoriais e 570 de imagem, além de 277 cirurgias.
Com esse volume expressivo de atendimentos, o Hospital Regional do Oeste se consolidou como um dos maiores e mais importantes serviços de oncologia do Sul do Brasil.