quarta-feira, maio 6, 2026
InícioSanta CatarinaSanta Catarina se antecipa e prepara decreto inédito diante de possível El...

Santa Catarina se antecipa e prepara decreto inédito diante de possível El Niño histórico

Medida inédita prevê liberação antecipada de recursos e ações emergenciais antes da intensificação do fenômeno climático no Sul do Brasil

Foto: Foto: NOAA/Reprodução

O estado de Santa Catarina deve publicar nos próximos dias um decreto inédito de emergência climática preventiva diante do risco de um episódio extremo do El Niño. A medida, que será assinada pelo governador Jorginho Mello, terá validade de seis meses e permitirá a antecipação de ações antes mesmo da instalação do fenômeno no Sul do país.

O decreto estabelece gatilhos objetivos para a decretação imediata de situação de emergência, o que pode acelerar o repasse de recursos às prefeituras e ampliar a capacidade de resposta diante de possíveis eventos extremos.

Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o texto ainda está em elaboração, sob coordenação da Procuradoria-Geral do Estado, e integra um conjunto de medidas preventivas baseadas em cenários climáticos projetados para o segundo semestre de 2026.

- Continua após o anúncio -

Na prática, a iniciativa permitirá que municípios catarinenses acessem recursos estaduais com mais agilidade para obras e intervenções, como melhorias em drenagem urbana, contenção de encostas e ações de infraestrutura voltadas à prevenção de desastres.

A Defesa Civil estadual será responsável por coordenar os repasses e liderar as ações, mantendo critérios de fiscalização já adotados em eventos anteriores.

A proposta é considerada inovadora por antecipar a decretação de emergência, já que, tradicionalmente, esse tipo de medida ocorre apenas após a ocorrência de desastres. O objetivo é reduzir danos e agilizar respostas diante da possibilidade de chuvas intensas.

De acordo com o governo estadual, investimentos em prevenção já vêm sendo realizados. Apenas no Alto Vale do Itajaí, mais de R$ 485 milhões foram aplicados em obras, incluindo melhorias em barragens, intervenções fluviais e modernização de estruturas de contenção.

Além disso, mais de R$ 133 milhões foram destinados a ações de limpeza e desassoreamento de rios, enquanto a rede de monitoramento conta atualmente com 172 estações hidrometeorológicas com atualização de dados em tempo real.

Projeções climáticas recentes indicam que o El Niño em desenvolvimento pode atingir níveis históricos. Modelos internacionais apontam que a anomalia de temperatura no Oceano Pacífico pode superar +3°C até o fim de 2026, valor acima de episódios considerados intensos, como os registrados em 1997–1998 e 2015–2016.

Caso as previsões se confirmem, o fenômeno poderá figurar entre os mais fortes já registrados desde o século XIX, elevando o risco de chuvas intensas, cheias de rios e enchentes no Sul do Brasil, especialmente entre setembro e novembro.

Como parte das ações preparatórias, a Operação Primavera 2026 deve começar em 1º de junho, mobilizando equipes nos 295 municípios catarinenses com foco em prevenção, monitoramento e resposta rápida a eventos climáticos.

A data oficial de publicação do decreto ainda não foi confirmada, mas a expectativa é de que ocorra nos próximos dias. Com informações do portal JornalRazão.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp