
O Governo do Estado de Santa Catarina lançou uma nova campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Com linguagem direta e tom urgente, a iniciativa busca romper ciclos de agressão e convocar a sociedade, especialmente os homens, a rever comportamentos e assumir responsabilidade no combate à violência doméstica.
Protagonizada pelo multicampeão de MMA Fabrício Werdum, a campanha inverte a lógica tradicional da força. No filme, gravado em ambiente de treino, Werdum aparece não apenas como lutador, mas também como marido e pai de duas filhas, reforçando que a verdadeira coragem está na postura firme contra qualquer forma de violência contra a mulher.
“Não é um problema privado, é um crime e precisa ser tratado com seriedade. Estamos mudando a forma de falar sobre isso porque não dá mais para jogar essa responsabilidade só nas costas da vítima. O recado agora é claro: homem de verdade respeita, protege e denuncia. Santa Catarina não tolera violência contra a mulher”, destaca o governador Jorginho Mello.
Há anos, as campanhas de combate à violência doméstica seguem um roteiro conhecido: encorajar a mulher a não se calar. Embora vital, essa abordagem carrega um peso injusto – o de colocar sobre a vítima a única responsabilidade de parar o ciclo de violência. O Governo do Estado, em uma nova estratégia, decidiu virar essa chave. A mensagem agora tem outro destinatário: o homem.
“A violência contra a mulher não é uma simples questão de casal, é crime. É uma prática covarde que muitas vezes começa com controle e humilhação, e pode evoluir até o feminicídio. Por isso, família, amigos, vizinhos… ninguém pode se calar diante deste grave problema que envolve toda a sociedade. Denunciar salva vidas, e permite que o Estado aja de forma rápida para proteger quem precisa”, diz o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.
Nova abordagem
Santa Catarina dá um passo à frente ao entender que a violência contra a mulher é um problema masculino. A campanha “Seja homem. Denuncie” defende que a verdadeira masculinidade está na proteção e no respeito, e não na imposição do medo. Ela convoca o amigo, o vizinho e o parente a denunciar.
Para falar com homens que acreditam na “lei do mais forte”, foi escalado Fabrício Werdum, multicampeão de MMA. “Bater em mulher é coisa de covarde”, diz o lutador profissional, ao reforçar que sua luta é no ringue. Fora dele, ele é pai e marido. A campanha tira o glamour da agressividade e rotula o agressor como um “Zero”.
Se o agressor acha que é forte, a mensagem traz a realidade. Força é todos terem coragem de romper o ciclo da violência e do silêncio. Aos homens de Santa Catarina, o recado está dado.
O Governo de Santa Catarina reforça que a omissão também é parte do problema. Ao presenciar ou ter conhecimento de casos de violência contra a mulher, a orientação é denunciar. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, da Polícia Militar, ou pelo 181, do Disque Denúncia.






