OUÇA AO VIVO

InícioRobson SantosSobre o que trata a democracia?

Sobre o que trata a democracia?

Leia a coluna da Quinta da Opinião de Robson Santos

Dizem que nossa Democracia é jovem, mas não é mais: já é adulta e madura. Todavia, é inversamente proporcional a postura da sociedade para com ela.

Desde sua origem, na Grécia Antiga, o povo (demos) é o baldrame desse regime – o único, na verdade, que permite o exercício de uma cidadania plena, livre e de representatividade de poder (kratos). Desde então, a Democracia evoluiu e tornou-se abrangente à todas as pessoas, especialmente àquelas que exercem sua participação, emanando de si todo poder do Estado, conforme prevê a nossa Constituição Federal.

Na década de 1940, Winston Churchill destacou que “a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todas as demais”, ou seja, podemos não gostar ou questioná-la, mas é o que de melhor que podemos usufruir.

Não é de agora que presenciamos constantes afrontes à nossa Democracia, e infelizmente, não é um privilégio do Brasil: outros países enfrentam a mesma penúria. Há uma crise decorrente do desrespeito aos três princípios basilares desse regime, quais sejam, o da maioria, liberdade e igualdade. Desrespeito tamanho que sequer os Poderes do Estado se respeitam entre si, protagonizando constantes conflitos num “cabo de guerra” que seria patético, se não fosse trágico e temerário.

Vejo, portanto, que o mote da crise é ao mesmo tempo o problema e a solução, pois tudo versa sobre a falta de respeito, e o respeito é um princípio fundamental à harmonia social e ao nosso Estado Democrático.

Do latim respectus, etimologicamente respeito significa um “olhar de novo”, e é o que nos falta: um segundo olhar, ou até mesmo um novo olhar sobre a nossa Democracia. Respeitar os Poderes constituídos, respeitar as diferenças, respeitar o próximo, não requer lei, basta tão apenas honradez. Não se pode admitir que alguém, usando do cargo que ocupa ou já ocupou, da sua popularidade ou de uma militância de néscios, afronte a nossa Democracia.

Não se pode fechar os olhos a esse extremismo ideológico, pois historicamente as consequências desse desrespeito sempre foram nefastas. Todo desrespeito, seja da direita ou da esquerda, é inadmissível. Devemos resgatar, portanto, o mais pleno respeito, e é justamente sobre isso que a Democracia trata.

- Continua após o anúncio -
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
59,003FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe