OUÇA AO VIVO

InícioRobson SantosQual é o nosso lugar de fala?

Qual é o nosso lugar de fala?

Leia a coluna de Robson Santos na Quinta da Opinião

Estava eu numa conversa com meu colega Advogado, amigo e irmão Dr. Jauro Sabino Von Gehlen, que além de seu talento artístico, é na minha concepção é uma das referências em Direito Administrativo. Neste momento, inevitavelmente, estávamos falando sobre política, quando ele disse, que em seus estudos do Mestrado, aprendeu que a política é a “arte de ocupar espaços”.

Pois bem, e qual é o nosso espaço que precisamos ocupar na política, especialmente, no pleito eleitoral que se avizinha? Penso que a bandeira, o mote e o critério de escolha deve ser a nossa região do Estado de Santa Catarina.

Segundo o censo de 2010, totalizávamos mais de 324 mil habitantes, com um PIB extremamente representativo, não só para o Estado, mas também para o país, pois se dizem que o Brasil é o celeiro do mundo, nós aqui no Oeste e Extremo Oeste, somos o celeiro de Santa Catarina.

- Continua após o anúncio -

Nossa matriz econômica, construída pela colonização italiana, alemã e pelos filhos dessa terra, desenvolveu a agricultura familiar, que compartilha seu potencial com as agroindústrias, transportes e com um setor produtivo de vanguarda, mas que sofre com a falta da infraestrutura necessária.

Nessa região Oeste, em que pese a pujança, não há espaço nas demandas políticas do país. Sofremos com a logística, com o desinteresse de uma reforma tributária, com a falta de investimentos, comprometendo assim um crescimento maior da força produtiva da região.

A classe empresarial, foi muito feliz em seu manifesto, chamando atenção aos mandatos puramente autorais de muitos políticos. Estes, a cada pleito eleitoral, pedem o voto prometendo atender os anseios da região, mas pouco ou quase nada fazem, tanto que a região convive com problemas históricos e recorrentes, cintando aqui o exemplo da BR 282.

O lugar de fala do eleitor da nossa distante região, não só de Brasília, mas também da capital Florianópolis, deve ser percebida pelos candidatos. Faz-se necessário escolhermos por esse viés, devemos votar em quem conhece esse espaço de Santa Catarina e que irá representar os interesses do Oeste e Extremo Oeste do Estado. Esse nosso espaço na política deve ser ocupado por quem se comprometa em trazer as melhorias que o nosso Oestino merece.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se