
Sapatinhos de lã vermelha que podem ser traduzidos em atos de amor e cuidado. Com essa intenção, os integrantes do Projeto Conexão Solidária, da Universidade da Melhor Idade (Univida) de Chapecó, e demais cursos oferecidos pela Univida, promoveram a confecção de 333 sapatinhos de lã. A doação dos itens foi realizada para a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO).
Durante a ação solidária, a coordenadora da Univida, Mariluce Poerschke Vieira, destacou o envolvimento coletivo na confecção e na arrecadação de recursos para doação. O trabalho contou com o apoio das oito turmas da Univida, que promoveram brechós e outras ações para arrecadar fundos e adquirir materiais. Representantes dessas turmas participaram da entrega simbólica, reforçando o espírito de solidariedade e cooperação que marca essa iniciativa.
A presidente da AVHRO, Édia Lago, frisou o significado simbólico dos sapatinhos vermelhos confeccionados pelos voluntários.
— Essa iniciativa é inspirada em uma lenda que associa o presente ao desejo de prosperidade, saúde, vida longa e felicidade para os recém-nascidos. Os sapatinhos são entregues às mães na saída da maternidade, e, neste mês de outubro, serão distribuídos a todos os bebês nascidos no Hospital Regional do Oeste e no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Coronel Freitas — explicou Édia.
A presidente salientou ainda a parceria com a Unoesc e a importância do trabalho que beneficia a comunidade.
— Cada doação representa esperança e valorização para as famílias atendidas, reforçando o impacto humano das ações voluntárias.
Univida em Chapecó
Na Unoesc Chapecó, o público idoso encontra uma ampla gama de atividades que promovem a formação continuada, com práticas voltadas ao bem-estar. Essas ações oferecem oportunidades de aprofundar conhecimentos, melhorar a qualidade de vida, estimular um envelhecimento saudável e fortalecer a interação social e cultural. O objetivo principal é ofertar formação educacional, social e humana ao segmento idoso, com vistas a garantir e promover os direitos e a inclusão da pessoa idosa, oportunizando o acesso à formação, além de ampliar e socializar conhecimentos, garantindo a experiência no ambiente universitário.





