
Em uma cerimônia marcada por homenagens e reconhecimentos, a Unoesc Chapecó inaugurou, na noite de quinta-feira (16), a Cátedra Brasil–Espanha, em parceria com a Universidade de Salamanca (USAL), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc. A implantação representa avanços na internacionalização fundamentada nos direitos fundamentais, na sustentabilidade e inovação.
Coordenada pela professora Thaís Janaina Wenczenovicz, a Cátedra é resultado do Edital n. 35/2023 da CAPES e se estrutura em três eixos: Epistemologias do Sul e Teoria Crítica do Direito; Direitos Fundamentais e Populações Subalternizadas; e Sociedade 5.0, Inovação e Sustentabilidade. O projeto reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. O evento também marcou a abertura do “2º Seminário Internacional Teoria Crítica do Direito, Direitos Fundamentais e Epistemologias do Sul”, com palestras e debates conduzidos por especialistas do Brasil e do exterior, realizado na quinta (16) e sexta-feira (17).
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, a Cátedra nasceu dos esforços da professora Thaís.
— Junto ao Programa de Pós-graduação em Direito, ela viabilizou a construção de pesquisas de alto nível e discussões promovidas pelos grupos de pesquisa, cujo objetivo é potencializar aquilo que nós já vínhamos fazendo a nível mundial. Além disso, vamos garantir aos nossos estudantes outras possibilidades de bolsas de doutorado e de pós-doutorado com a parceria de outros países e outras instituições, celebrando esse momento ímpar de muito orgulho, muita alegria e muita honra para a Unoesc — afirmou.
Conforme o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Carlos Eduardo Carvalho, a implantação de maneira oficial representa uma honra para a Instituição.
— Nós precisamos engrandecer o papel da professora Thaís por ter concorrido a esse edital e ter conseguido esse feito. Nós temos aqui hoje autoridades do mundo acadêmico, especialmente da área jurídica do Brasil inteiro, de várias universidades do exterior, reconhecendo o trabalho da professora e a liderança dela nesse tema de Epistemologias do Sul relacionadas à área jurídica — pontua.
O coordenador do PPGD da Unoesc Chapecó, professor Robinson Tramontin, reforçou que a implantação consolida o processo de internacionalização do Programa.
— A Cátedra estimula ainda mais a cooperação científica e acadêmica entre a Unoesc e a Universidade de Salamanca, especialmente agora com os convites e a parceria consolidada entre os Programas — reforça.
Para a coordenadora da Cátedra, professora Thaís Janaina Wenczenovicz, a implantação representa alegria e um compromisso de desenvolver uma ciência à luz do século XXI.
— Destaco o comprometimento de toda a equipe envolvida para essa união. Isso projeta a nossa Universidade com parcerias internacionais chanceladas pela CAPES. É um fortalecimento da pesquisa e da qualificação dos nossos estudantes e profissionais — celebrou a professora.
O evento contou também com a participação da representante da CAPES, professora Priscila Lelis Cagni, e com o professor Emilio Ferrero García, da USAL. A implantação da Cátedra Brasil-Espanha foi marcada pela cerimônia de reconhecimento aos novos afiliados com representantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Centro Universitário La Salle (Unilassale), Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Regional de Blumenau (Furb), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UDF), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG), Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP/RS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Defensoria Pública. Internacionalmente, também foram indicados como homenageados representantes da Universidade de Valência, da Espanha, e da Facultad Derecho em Universidad Militar Nueva Granada, da Colômbia.










