


O Coral Alegria de Cantar, de Chapecó/SC, realizou apresentações gratuitas no Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. Os espetáculos fizeram parte do circuito de canto: integrando e entregando música. O grupo passou por cinco cidades levando a alegria de cantar. Todas as apresentações contaram com recursos de acessibilidade como interpretação de Libras e audiodescrição.
No primeiro semestre de 2025, o circuito levou o Coral Alegria de Cantar aos municípios de São João do Oeste/SC (no mês de abril) e Coronel Freitas/SC (em maio). A programação do segundo semestre contemplou as cidades de Cunha Porã/SC (em 25/09), Ipira/SC (no dia 05/10) e Alpestre/RS (em 06/12). Mais de mil pessoas foram alcançadas com as apresentações que tiveram como objetivo difundir o canto coral e promover a integração em encontros regionais.
De acordo com a presidente da Associação Coral Alegria de Cantar, Rosely Catarina Fritzen Scheid, o projeto traz benefícios ao público e, principalmente, aos coralistas. “A maioria dos participantes tem bem mais de 60 anos. Cada vez que eles se apropriam e se sentem prontos para apresentar uma nova música, é perceptível o aumento da autoestima, impulsionando para uma melhora na qualidade de vida como um todo”, comenta.
O Coral Alegria de Cantar foi fundado em 2003 e é filiado à Liga Cultural e Artística do Oeste Catarinense desde 2005. Desde 2018 o grupo desenvolve projetos de circulação e leva toda a alegria de cantar para instituições, entidades e eventos gratuitos. Atualmente, possui 32 integrantes. Os ensaios acontecem semanalmente, em Chapecó, sob o comando do maestro Maurício Minozzo, que vem acompanhando a evolução artística de cada integrante do grupo. “O Coral Alegria de Cantar é formado por pessoas que aprendem, se superam e descobrem coisas novas a cada ensaio. Ver um grupo tão diverso unido pela música, compartilhando emoções, desafios e conquistas, reafirma o quanto a arte é um espaço de encontro e pertencimento. Este projeto não entregou apenas apresentações, trouxe novas vivências, novos aprendizados e uma energia renovada para todos nós. Como maestro, concluir este circuito é sentir que cada voz encontrou um pouco mais de si mesma, e que, juntos, seguimos construindo algo maior do que nós mesmos”, declara o maestro.
Para a presidente da Associação Coral Alegria de Cantar, o projeto cultural trouxe muitos impactos positivos, um deles é o recurso financeiro, que possibilita o manter as atividades, pagar o maestro e participar dos encontros de corais dentro e fora do estado. “É por isso que sempre mencionamos que tudo o que realizamos nesse circuito só foi possível por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e das empresas patrocinadoras. Somos imensamente gratos a tudo e a todos”, destaca Rosely.
O circuito de canto: integrando e entregando música é um projeto da Associação Coral Alegria de Cantar, de Chapecó, com patrocínio das empresas Agrolíder, Auto Viação Chapecó, CSM Produtos Químicos, LF Caminhões, Royal Supermercado, Tozzo Alimentos e Tozzo Bebidas, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.




