OUÇA AO VIVO

InícioPublieditoriaisAlergia ou intolerância alimentar, você sabe a diferença?

Alergia ou intolerância alimentar, você sabe a diferença?



Conteúdo Patrocinado

Nas próximas semanas o ClicRDC apresenta uma série de artigos com informações sobre Alimentação Inclusiva, com a doutora Andreia Faion, que é graduada em Química com mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos. Nesta semana, Andreia traz um artigo sobre Alergias e intolerâncias alimentares.

Imagine-se na condição de maneirar ou simplesmente precisar eliminar de sua dieta um alimento aparentemente comum, como o queijo. Pois, acredite ou não, esta é a realidade de uma parcela bem expressiva da população mundial.

- Continua após o anúncio -

Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, na última década houve um aumento de 18% dos casos de alergia alimentar. Em relação à intolerância estima-se que de cada 10 pessoas pelo menos uma apresenta algum tipo de reação à lactose, principal açúcar presente no leite e seus derivados.

Estes dados por si só já são bons motivos para compreender um pouco mais a diferença entre elas e ficar ligado na hora de reconhecer seus principais sintomas.


Imagem/Freepik/Reprodução

Mas afinal, o que é alergia alimentar?


Na alergia alimentar, nosso sistema imunológico apresenta reações adversas a proteínas específicas provenientes de algum alimento. Neste processo, é como se o alimento fosse reconhecido como um inimigo, e para combatê-lo nosso sistema de defesa passa a atacá-las para impedir sua absorção. Nesta desordem, certas partes do nosso organismo acabam sendo prejudicadas.

A reação alérgica pode atingir todos os órgãos causando diversas reações como: coceira, diarreia, inchaço, tosse e em casos mais severos provocar falta de ar e até mesmo a ataque anafilático.

Os principais alimentos causadores da alergia alimentar são: ovos, leite e derivados, amendoim, castanhas, trigo, frutos do mar, algumas espécies de peixe, gergelim e a soja.


E a intolerância?


A intolerância ocorre quando nosso organismo apresenta dificuldade para digerir algum alimento. Nestes casos o nosso sistema digestório necessita despender de um maior esforço para realizar a digestão, causando um desgaste excessivo principalmente da mucosa intestinal deixando-a frágil.

Este processo ocorre devido à falta da produção de enzimas específicas que auxiliam no processo digestório destas substâncias, como por exemplo, a lactose.

Os principais alimentos responsáveis pelas intolerâncias são: o leite e seus derivados, as frutas cítricas, grãos que apresentem glúten em sua composição, carnes processadas, repolho, corantes alimentícios e vinho. Os sintomas mais comuns nos quadros de intolerância são: cólicas intestinais, flatulência, dor de estômago e diarreia. Cabe salientar que quadros de intolerância são mais comuns que os alérgicos. Caso você apresente alguns dos sintomas e esteja com dúvidas, lembramos que o profissional mais indicado para diagnóstico, tratamento e acompanhamento é o médico alergista.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se