quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioPOLÍTICAVÍDEO: Salvaro lança João Rodrigues pré-candidato a Governador em 2026

VÍDEO: Salvaro lança João Rodrigues pré-candidato a Governador em 2026

Foto: Leandro Schmidt

As convenções do PSD em Chapecó e Criciúma mostraram que 2026 é logo ali. Se até agora somente o governador Jorginho Mello (PL) fez movimentos voltados para a próxima eleição estadual, e faz isso sem a menor questão de esconder, agora os pessedistas resolveram escancarar o seu desejo de ter um candidato a governador.

“Disse o que todos queriam ouvir e dizer”, me falou uma liderança do PSD, após ser questionado a respeito do gesto do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que ontem, na convenção que homologou Vaguinho Espíndola como candidato a prefeito de Criciúma, chamou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, na frente do palco, pegou em sua mão e disse: “Oh, João, eu quero dizer pra ti: em 2026, eu quero percorrer o estado de Santa Catarina para pedir voto pra ti ser o governador de todos os catarinenses. João Rodrigues, o próximo governador de Santa Catarina”, disse Salvaro de forma empolgada.

O fato é que Rodrigues vai para uma reeleição muito bem avaliado. Há, inclusive, uma grande expectativa de uma vitória robusta, o que o colocará em plenas condições de querer a Casa D’Agronômica em 2026. Claro que só vencer em Chapecó não basta, e o pessedista tanto sabe disso que, há tempos, tem percorrido as regiões de Santa Catarina, o que o fez estadualizar o seu nome.

- Continua após o anúncio -

Vale destacar que o cenário de Chapecó não pode passar despercebido pela seguinte situação: o governador não conseguiu emplacar o vice do PSD, que disputará em chapa pura. Pior, Jorginho também não conseguiu um candidato para fazer frente a Rodrigues, que o governador já elegeu como adversário olhando para a eleição estadual. Essa situação enfraquece o argumento de que o ex-presidente Jair Bolsonaro estará com Jorginho contra Rodrigues. Podem escrever, isso não acontecerá, nem agora, nem muito menos em 2026, pois, se fosse assim, Jorginho teria conseguido o apoio de Bolsonaro contra Rodrigues nesta eleição, com o argumento de que é um pleito importante para o Partido Liberal e, com isso, teria conseguido um nome para disputar. Não conseguiu e vê o seu partido sair menor em Chapecó, tendo apenas chapa para a Câmara de Vereadores.

Portanto, os pessedistas tomam coragem de dizer abertamente o que todo mundo já via, que é uma provável pré-candidatura de João Rodrigues a governador. A questão é que, dado um passo, não terão mais como recuar. Além disso, não se pode esquecer que o MDB, por exemplo, também sonha em retomar o protagonismo. Com isso, é provável que teremos três partidos protagonizando o cenário a partir de novembro, sendo que o PSD com Rodrigues, e o PL com Jorginho Mello, já colocaram a cara pra fora.

Um detalhe
Dos 20 maiores municípios do estado, MDB e PSD estarão juntos em 9 ou 10. Já com o PL, os emedebistas estarão em um ou dois municípios no máximo. Cada um janta com quem tem mais afinidade.

O vice

Scolari foi escolhido para ser o vice na chapa de Rodrigues – Imagem: Divulgação
O vice escolhido pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), o vereador Valmor Scolari (PSD), tem uma história de vida que chama a atenção. Ele foi acometido pela Covid-19, teve inúmeras complicações, foi parar em estado grave numa UTI e ficou por vários dias entubado. Talvez fosse o destino, pois conseguiu se recuperar e agora está na condição de candidato a vice-prefeito de Chapecó.

Detalhes tão pequenos…
Ouvi falar nos bastidores que o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), não teria sido autorizado pela Casa D’Agronômica a participar das convenções de seu partido em Chapecó e Criciúma. Pelo visto, há problemas em sua gestão que geraram uma forte dependência do governador Jorginho Mello (PL). Isso faz com que Topázio se submeta a situações às quais qualquer liderança consolidada não se submeteria. Resta saber quando falará abertamente para a população sobre o seu futuro. Em qual partido será?

Fonte: SC em Pauta

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp