
Com voz firme e discurso carregado de emoção, João Rodrigues oficializou neste sábado (22), em Chapecó, sua pré-candidatura ao governo de Santa Catarina. O anúncio foi feito durante o Encontro Estadual do PSD, realizado no Parque da Efapi, e reuniu apoiadores de diversas regiões do estado, muitos deles viajando centenas de quilômetros para participar do evento.
“Não temos nada pra dar, nada pra oferecer, a não ser um projeto estável”, afirmou o prefeito de Chapecó, ao destacar a espontaneidade da mobilização popular. Segundo ele, diversas pessoas enfrentaram longas viagens e passaram a noite dentro de carros e micro-ônibus para acompanhar o lançamento.
Um projeto que deu certo
João Rodrigues defendeu o que chamou de “modelo Chapecó de governar”, com base em uma administração voltada para resultados e cuidado com a população. “Chapecó é o modelo de gestão. É a esperança que deu certo”, enfatizou. Para ele, o padrão implementado no município deve ser levado ao estado: “Queremos fazer com que Santa Catarina continue crescendo como cresce, mas, acima de tudo, saber cuidar de quem mais precisa.”
O prefeito também mencionou outras gestões de sucesso, como a de Criciúma com Clésio Salvaro, e destacou ações locais como o incentivo ao esporte, lazer e espaços públicos, mencionando a atuação da secretária Juliana.
Respeito e união no centro do discurso
Num tom conciliador, Rodrigues reforçou seu respeito pela atual governadora e descartou ataques pessoais:
“Não farei nenhum movimento de ataque, de desmerecimento. Não pretendo me aproveitar de fraquezas do governo. Quero apresentar um projeto.” Ele ressaltou ainda a importância de respeitar adversários políticos e de manter os ideais sem abrir mão do diálogo.
O prefeito falou sobre a união da direita brasileira, citando a presença de lideranças como deputados do PSD e o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também pré-candidato à Presidência da República. Para ele, a eleição será uma disputa de projetos: “Quem tem mais capacidade de gestão e quem pode cuidar melhor das pessoas.”
Santa Catarina de igual para igual
Em sua fala, João Rodrigues fez duras críticas à postura do governo federal com relação ao estado:
“Santa Catarina tem crédito com o governo federal. O governo federal deve ao nosso estado”, declarou. Segundo ele, é preciso unir forças para cobrar essa dívida, mas sem perder o foco no essencial. “Na gestão pública, é preciso olhar para a obra, para o cimento, para o asfalto — mas, principalmente, para o povo.”
Ao encerrar sua fala, o tom foi de esperança e compromisso: “Essa visão está faltando. E é isso que pretendo. É assim que eu faço.”
Com auditório lotado, discurso inflamado e forte adesão popular, João Rodrigues deixou clara sua disposição para a disputa. “É uma ida sem volta”, afirmou, recebendo aplausos entusiasmados.