OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICASituação dos cemitérios é debatida na Câmara de Vereadores de Chapecó

Situação dos cemitérios é debatida na Câmara de Vereadores de Chapecó

Saiba mais

Foto: Maurício Zanella/CMC

Os principais problemas identificados nos cemitérios de Chapecó foram apontados e tratados durante reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores. De iniciativa da vereadora Deise Schilke (PT), o encontro reuniu representantes da Prefeitura de Chapecó, lideranças comunitárias e religiosas.

De acordo com o requerimento que solicitou o encontro, os maiores problemas identificados nos cemitérios do município são: lotação esgotada, questões de licenciamento e dificuldades administrativas nos cemitérios comunitários.

O secretário de Governo, Thiago Etges, disse que as principais dificuldades se encontram nas documentações e nos espaços dos cemitérios cada vez mais lotados: “Sabemos também das dificuldades dos cemitérios comunitários, mas o Poder Público não tem estrutura para assumir esses locais. Estudamos a possibilidade de repassar para a iniciativa privada”.

- Continua após o anúncio -

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valmor Scolari, disse que uma alternativa a médio e longo prazo, será a implantação de crematórios na cidade: “Temos quatro projetos em análise na secretaria que poderão oferecer futuramente esse serviço. Atualmente, pelo menos 30% dos velórios realizados em Chapecó, tem como destino final o encaminhamento para crematórios em outras cidades”.

A vereadora Deise Schilke, informou que será formada uma comissão para fazer o diagnóstico da situação de todos os cemitérios comunitários: “Haverá representantes do legislativo, executivo e das comunidades. Após esses levantamentos, poderá ser elaborada uma legislação que dispõe sobre normas e orientações sobre o funcionamento dos cemitérios comunitários”.

Veja a reunião na íntegra:

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se