OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICASérgio Moro responde senador catarinense sobre reunificação de pastas de Justiça e...

Sérgio Moro responde senador catarinense sobre reunificação de pastas de Justiça e Segurança Pública

O senador catarinense Dário Berger (MDB) acompanhou as explicações do ministro Sérgio Moro, da Justiça, sobre o pacote anticrime na quarta-feira (27) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O emedebista foi relator da medida provisória que criou o Ministério da Segurança Pública no governo de Michel Temer (MDB) e pediu que o ministro explicasse a fusão das duas no atual governo de Jair Bolsonaro, a pedido de Moro.


Foto: Fabiano Amaral, Divulgação

O ministro disse que as dúvidas do senador catarinense eram pertinentes, mas justificou a mudança dizendo que a ideia de criar uma pasta focada nas questões da segurança pública trouxeram alguns problemas pontuais. Citou atribuições que tem relação com a segurança, mas que haviam continuado vinculadas à Justiça – especificamente imigração e cooperação jurídica internacional. Também lembrou que a Secretaria Nacional Anti-Drogas também continuara vinculada à Justiça. Além disso, citou a transferência do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) da Fazenda para a Justiça como um reforço também para questões da segurança.

“O COAF é um órgão de inteligência, ninguém quer transformar em um órgão de investigação. Mas ali tem informações importantes sobre lavagem de dinheiro que vão orientar as ações de segurança pública” disse Moro.

- Continua após o anúncio -

O ministro também lembrou que a fusão das pastas possibilitou a extinção de cargos intermediários, como secretário-executivo.

*Informações Diário Catarinense

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se