OUÇA AO VIVO

InícioECONOMIAReunião de empresários discute situação do Aeroporto de Chapecó

Reunião de empresários discute situação do Aeroporto de Chapecó

Saiba mais

Foto: Extra Comunicação

A situação das obras, o cronograma e as condições atuais do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso de Chapecó foram temas de reunião realizada no início da tarde desta quinta-feira (12), pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC), com a participação de representantes da concessionária Socicam e do deputado federal Fabio Schiochet (UB), presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

- Continua após o anúncio -

O parlamentar destacou a importância do setor produtivo na geração de tributos e empregos, disse que “a economia precisa girar”, e fez relato de alguns temas em tramitação na comissão que preside. Questionado sobre a elevação de custo dos combustíveis, disse que o Governo Federal fez a sua parte, e responsabilizou os governos estaduais por não reduzirem o ICMS.

Schiochet também informou sobre a análise do projeto de lei que propõe ao consumidor residencial comprar e vender a energia solar que gera, conforme já fazem as empresas geradoras de energia elétrica. O presidente do CEC, Ricardo Urbancic, pediu ao deputado para que “os discursos estejam mais conectados com a realidade, especialmente quanto a pautas liberais e medidas desburocratizantes no governo”.

- Continua após o anúncio -

Situação do Aeroporto

Representando a Socicam, estiveram na reunião do CEC o diretor de aeroportos da empresa, Claudio José Gomes, o responsável pela administração do Aeroporto de Chapecó, Filipe Dias Gomes, e o engenheiro encarregado das obras, Roderson Pereira. Atualmente, o aeroporto opera oito voos diários, com 10 operações, já que há dois pernoites de aviões. De acordo com os representantes da concessionária, poderia ocorrer a ampliação para até 15 voos, inclusive já com pedidos de operadoras, mas não é possível em decorrência da execução das obras de ampliação do terminal de passageiros e do estacionamento das aeronaves.

Os principais questionamentos dos empresários foram sobre o cronograma e as dificuldades atuais de uso das instalações, especialmente quanto a banheiros e acessos. Também foi solicitada celeridade nas melhorias das condições de embarque e desembarque. Em resposta, a Socicam afirmou que há fiscalização e prestação de contas à prefeitura de Chapecó e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Quanto ao cronograma das obras, o prazo é de que as obras terminem no final de agosto, com investimento de R$ 33 milhões, ampliação do terminal de passageiros em 2.800 m², e elevação das posições de pátio para o estacionamento de aeronaves de duas para quatro. Os representantes da Socicam argumentaram que foram encontrados sérios problemas estruturais no prédio então existente, resultados de “puxadinhos” acrescidos ao terminal, e informaram que atualmente está em construção a nova área de embarque, dentro de uma situação complexa que envolve a operação normal do aeroporto e a execução das melhorias.

Sobre o pedido para que sejam melhoradas rapidamente as condições de uso pelos passageiros, o diretor da empresa garantiu que serão tomadas medidas imediatas nesse sentido. Em relação ao cronograma das obras, a Socicam afirma que tudo está dentro do prazo de execução, e que será dada prioridade para liberar a nova sala de embarque do aeroporto de Chapecó o quanto antes.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se