OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAMPF pede condenação de ex-prefeito e ex-secretária de Chapecó por superfaturamento...

MPF pede condenação de ex-prefeito e ex-secretária de Chapecó por superfaturamento na merenda escolar

Informações Ministério Público Federal

Foto ilustrativa – Foto: Agência Brasil / Reprodução.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou alegações finais em ação de improbidade administrativa contra ex-prefeito municipal de Chapecó e ex-secretária municipal de educação, em que confirma integralmente as imputações inicialmente formuladas. O MPF não divulgou o nome dos acusados.

Segundo informações divulgadas pelo MPF na tarde desta quarta-feira (13), o Ministério pediu a condenação do ex-prefeito, da ex-secretária, do então presidente da comissão de licitação e da empresa contratada ao ressarcimento à União, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ao município de Chapecó, de forma solidária, pelos danos causados ao patrimônio público, no total de R$ 7.882.314,57, que deverão ser acrescidos de juros e correção monetária.

- Continua após o anúncio -

Além disso, o MPF também quer que os réus paguem multa civil individualizada e sejam proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Em relação aos agentes públicos, o MPF requer ainda a perda de qualquer cargo ou função pública que ocupem nos quadros da Administração Pública. Já em relação à nutricionista do município, que também é ré na ação, o MPF pede o reconhecimento da improcedência do pedido, por ausência de dolo em suas condutas, uma vez que os elementos dos autos indicam que ela não possuía qualquer poder de mando sobre as decisões administrativas e a fiscalização do contrato.

O início da ação deu-se em 28 de março de 2015, em que a Procuradoria da República em Chapecó ajuizou ação de improbidade administrativa em face do ex-prefeito municipal de Chapecó, da ex-secretária municipal de educação, do então presidente da comissão permanente de licitação e de uma nutricionista do município, além da empresa terceirizada prestadora dos serviços, em virtude de diversas irregularidades identificadas na licitação e na contratação dessa empresa terceirizada para fornecimento de merenda escolar na rede municipal de ensino de Chapecó.

A investigação conduzida pelo Ministério Público Federal revelou que o edital da licitação realizada em 9 de novembro de 2006 para a terceirização da merenda escolar possuía diversas cláusulas que direcionavam a contratação a essa empresa terceirizada. O edital ainda continha irregularidades na execução contratual, como falhas na fiscalização da execução do contrato, ausência de qualquer controle com relação ao tamanho das porções das refeições e sobre o número de refeições servidas. Já a quantidade de refeições solicitadas era 46% superior ao número de estudantes matriculados, o que resultou em um superfaturamento dos valores pagos à empresa contratada entre 2007 e 2009.

As alegações finais foram apresentadas por parte de todos os réus. A sentença agora segue para ser proferida juízo titular da 2ª Vara Federal de Chapecó/SC.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se