OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAJustiça mantém condenação do vereador de Chapecó Arestide Fidelis por tentativas de...

Justiça mantém condenação do vereador de Chapecó Arestide Fidelis por tentativas de homicídio ao dirigir embriagado

Foto: Arquivo/ClicRDC

A Justiça de Santa Catarina manteve a condenação do vereador de Chapecó, Arestide Fidelis por sete tentativas de homicídio, por embriaguez ao volante, após ter colidido com dois veículos no dia 1º de maio de 2014. O julgamento foi realizado na tarde desta terça-feira (10), na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Florianópolis (SC). Segundo o advogado de defesa, Arthur Losekann, mesmo mantida, a pena diminuiu de oito anos e seis meses, para seis anos e seis meses de prisão.

No júri popular, o Conselho de Sentença considerou que o réu ocupava cargo de vereador e tinha especial dever de evitar a prática de ações temerárias. O julgamento desta terça-feira também reconheceu a atenuante da confissão quanto aos delitos contra a vida e ajustou a pena para seis anos de reclusão (desta vez no regime semiaberto) e seis meses de detenção (no regime aberto). O julgamento ocorreu por unanimidade, sob relatoria do desembargador Sérgio Rizelo. Desta nova decisão também cabe recurso.

Arthur esteve na capital do Estado e acompanhou o julgamento do vereador. Para o ClicRDC ele explicou o resultado obtido pela defesa.

- Continua após o anúncio -

“O resultado foi a exclusão de uma circunstância judicial que aumentava a pena pelo fato de o Arestide ser vereador, mantendo a condenação, mas reduzindo de oito anos e seis meses em regime fechado para seis anos e seis meses em regime semiaberto, além de direito de continuar em liberdade enquanto não esgotados os recursos no TJSC”, fala Arthur Losekann

De acordo com a denúncia apresentada, o caso ocorreu no Contorno Viário Oeste, na altura do bairro Santo Antônio, em Chapecó. Segundo testemunhas, o parlamentar estava na contramão quando atingiu a lateral do primeiro carro onde estavam um casal e um menino de quatro anos de idade (a mulher estava grávida de sete meses).

O vereador trafegou em alta velocidade pela mão contrária da via e bateu de frente com outro veículo. Neste estavam um casal e os dois filhos (um menino com nove anos e uma adolescente com 13 anos). A jovem teve ferimentos mais graves e traumatismo craniano. Todos os envolvidos foram atendidos por equipes de socorro e se recuperaram. O vereador foi preso em flagrante e ficou no Presídio Regional de Chapecó por 33 dias. Após o deferimento de habeas corpus pelo TJ, pagou fiança e foi liberado.

Segundo Arthur Losekann o próximo passo da defesa é ingressar com embargos, assim que o acórdão for publicado.

“Vamos Ingressar com embargos de declaração que tem prazo de dois dias a contar da publicação do acórdão (julgamento)”, explica Arthur.

*Matéria alterada às 19h13 para correção de informação no título. Arestide Fidelis é vereador e não ex-vereador como foi publicado anteriormente.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se