OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAJustiça condena Fernando Haddad a quatro anos e seis meses de prisão...

Justiça condena Fernando Haddad a quatro anos e seis meses de prisão por ‘Caixa 2’

Informações O Globo

- Continua após o anúncio -
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta terça-feira (20), o ex-prefeito de São Paulo e candidato derrota na Eleição de 2018 para presidente do Brasil, Fernando Haddad foi condenado pela Justiça Eleitoral por falsidade ideológica eleitoral, o ‘Caixa Dois’, na campanha para a prefeitura da capital paulista em 2012. O juiz Francisco Carlos Inouye Shintate determinou pena de quatro anos e seis meses de reclusão, em regime semiaberto e 18 dias-multa, cada um no valor de 1 salário-mínimo vigente na época do fato. Ainda cabe recurso da decisão.

Segundo o juiz Francisco Carlos Inouye Shintate, da 1ª Zona Eleitoral, a UTC Engenharia doou R$ 2,6 milhões não contabilizados à campanha de Haddad. O promotor eleitoral Luiz Henrique Dal Poz, responsável pela acusação, escreveu que Haddad “deixou de contabilizar valores, bem como se utilizou de notas inidôneas para justificar despesas”.

- Continua após o anúncio -

De acordo com a denúncia, a empreiteira UTC pagou R$ 2,6 milhões via caixa dois para custear serviços das gráficas LWC e Cândido Oliveira LTDA para a campanha vitoriosa do petista para a prefeitura em 2012.

A defesa de Fernando Haddad diz que vai recorrer da decisão do juiz Francisco Shintate, da primeira Vara Eleitoral.

“Em primeiro lugar porque a condenação sustenta que a campanha do então prefeito teria indicado em sua prestação de contas gastos com material gráfico inexistente. Testemunhas e documentos que comprovam os gastos declarados foram apresentados. Ademais, não havia qualquer razão para o uso de notas falsas e pagamentos sem serviços em uma campanha eleitoral disputada. Não ha razoabilidade ou provas que sustentem a decisão”, diz a defesa.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se