OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAJuiz federal bloqueia fundo partidário e autoriza uso no combate ao novo...

Juiz federal bloqueia fundo partidário e autoriza uso no combate ao novo coronavírus

Informações O Globo

Prédio da Justiça Federal em Brasília -Foto: Rede Social

Nesta terça-feira (7), uma decisão do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal determinou o bloqueio do repasse de valores da União ao fundão eleitoral e ao fundo partidário. Na decisão, o juiz autorizou que o governo federal utilize essa verba para as ações de combate ao coronavírus.

“Determino, em decorrência, o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário, cujos valores não poderão ser depositados pelo Tesouro Nacional, à disposição do Tribunal Superior Eleitoral. Os valores podem, contudo, a critério do chefe do Poder Executivo, ser usados em favor de campanhas para o combate à pandemia de coronavírus (Covid-19) ou a amenizar suas consequências econômicas”, determinou o juiz federal em sua decisão.

- Continua após o anúncio -

O fundão eleitoral foi criado para cobrir gastos de R$ 2 bilhões com as eleições municipais de 2020. Ele foi aprovado pelo Congresso Nacional (Câmara de Deputados e Senado Federal) e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Já o fundo eleitoral é uma verba repassada anualmente pela União para o funcionamento dos partidos políticos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se