Governo libera circulação de veículos de emergência e transporte coletivo na Ponte Hercílio Luz

Decisão aconteceu nesta segunda-feira

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O reencontro histórico dos catarinenses com a Ponte Hercílio Luz ganhou mais um capítulo na manhã nesta segunda-feira (27). O Governo do Estado autorizou o trânsito de veículos de emergência e de linhas de transporte coletivo nas pistas de rolagem. Assim, pedestres e ciclistas terão acesso somente às passarelas laterais durante a semana. O cronograma de obras segue até março, quando está prevista a conclusão dos trabalhos.

“Depois de quase três décadas com a ponte fechada, hoje o Governo do Estado garante mais um compromisso, liberando para o transporte coletivo e permitindo o acesso do transporte escolar gradativamente, conforme cronograma da prefeitura. Para que este importante patrimônio histórico e cultural seja protegido e preservado, precisamos regular o uso em alguns momentos”, explica o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Nos fins de semana, quando não haverá circulação de ônibus, a pista central poderá ser utilizada pelos pedestres e ciclistas. “Permitir esse acesso das pessoas é uma forma de valorizar a Ponte Hercílio Luz”, acrescenta Vieira.

A Polícia Militar Rodoviária mantém presença nas duas cabeceiras. De acordo com o comandante do Primeiro Batalhão Rodoviário, major Davi Augusto Silveira dos Santos Lima, os policiais vão garantir o controle no acesso à ponte. “Nós vamos liberar a entrada dos ônibus do transporte coletivo municipal e fazer a orientação de pedestres e ciclistas quanto ao uso das passarelas”, antecipa.


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz segue em andamento até março de 2020 e, conforme cronograma estabelecido pela empresa responsável pela obra, à noite a pista de rolagem será interditada para execução de serviços. E, se necessário, as passarelas laterais também poderão ser fechadas, mas uma delas sempre estará liberada para a travessia total da ponte.

Sondagem de mercado

O Governo do Estado também dá sequência aos estudos sobre o aproveitamento do entorno da Ponte Hercílio Luz. O objetivo é criar espaços de convivência a partir do uso cultural, museológico, turístico, gastronômico, esportivo, de lazer e de contemplação, trazendo vitalidade e urbanidade para a região.

Para melhor orientar as decisões sobre o uso do entorno da Ponte Hercílio Luz, uma sondagem de mercado está sendo realizada pela SC Participações e Parcerias (SCPar) com a finalidade de ampliar o debate e coletar sugestões e percepções sobre o aproveitamento do espaço. Até 30 de janeiro os interessados podem agendar reunião por meio de formulário eletrônico disponível no site do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina.

Eventos na Ponte

A realização de qualquer evento e atividades com fins comerciais que sejam realizados ou tenham trajeto sobre a Ponte Hercílio Luz necessitam de autorização prévia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis (Sephan). A Ponte Hercílio Luz é um patrimônio histórico, artístico, cultural e arquitetônico brasileiro e é dever do Estado preservar suas características e limitações.