Informações GaúchaZH e O Globo

Nesta quinta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro demitiu o ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo da Presidência da República. O ministro foi comunicado de sua saída em uma reunião com o presidente, da qual também participaram os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. O general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante militar do Sudeste assume o cargo.
Desde que chegou ao Planalto, em janeiro, o ministro se envolveu em uma crise com os filhos do presidente, além de um embate com o guru Olavo de Carvalho.
O incômodo da cúpula militar do governo com Olavo de Carvalho cresceu à medida que se avolumaram os ataques do escritor reverenciado pelo presidente e pelo grupo ideológico que o cerca.
A decisão foi atribuída a uma “falta de alinhamento político-ideológico” e embates com outros integrantes do próprio governo.
O ministro já estava há pelo menos dois meses no alvo da ala ideológica, que atua sob influência do ideólogo de direita, Olavo de Carvalho. O presidente já estava decidido a afastar o ministro há mais tempo, mas vinha poupando Santos Cruz a pedido da ala militar. A disputa chegou a ser justificada ‘por paixão pelo presidente ‘.
Oficialmente o Planalto não se manifestou.