O ClicRDC obteve, com exclusividade, uma declaração do prefeito licenciado de Chapecó, João Rodrigues, sobre a avaliação do Censo 2022, que é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na afirmação, que é repetida pelo político em reuniões com moradores em diferentes bairros do município, ele prevê que a população da capital do Oeste passe da marca de 300 mil habitantes:

Com 25% levantado pelo IBGE, já apontam uma população de 110 mil habitantes. A previsão é que passe de 300 mil habitantes a cidade de Chapecó, desde que todas as pessoas recebam o recenseador e eles possam contabilizar todos os moradores da nossa cidade. Nós temos uma cidade com uma estrutura para 250 mil habitantes, mas com o público de 300 mil. Por isso precisamos saber exatamente quantos são aqueles que aqui moram, para sabermos qual o volume de investimento será necessário fazer para poder atender toda essa demanda.
João Rodrigues
João Rodrigues faz um apelo para a população
No áudio enviado ao ClicRDC, o prefeito licenciado também fez um apelo para a população. Conforme João, para saber quantas pessoas existem no município, os moradores precisam receber os recenseadores do IBGE, só assim a Capital do Oeste poderá avaliar o volume de investimento necessário, para poder atender toda a demanda.
“O IBGE está fazendo o levantamento e por isso eu quero fazer um apelo, para que todas as pessoas recebam o recenseador. É importantíssimo que a gente consiga contabilizar 100% da população chapecoense” pediu João Rodrigues.
O Censo seguirá até o dia 31 de outubro, e publicará os primeiros dados nacionais antes do final do ano. São esperados os dados principais sobre Chapecó apenas no primeiro trimestre de 2023.