OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAEx-presidente é indiciado pela PF por doações da Odebrecht ao 'Instituto Lula'

Ex-presidente é indiciado pela PF por doações da Odebrecht ao ‘Instituto Lula’

Informações O Globo

Foto: Agência Brasil

Na última terça-feira (24), a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras três pessoas pelas doações feitas pela empreiteira Odebrecht ao Instituto Lula. Conforme informou o jornal O Globo, além do petista, também foram indiciados o presidente do Instituto, Paulo Okamotto, o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht. Agora, o Ministério Público Federal irá avaliar se denunciará o presidente pelos crimes de que é acusado pela PF.

Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que “o indiciamento é parte do Lawfare (perseguição política por meio do Poder Judiciário) promovido pela Lava Jato de Curitiba contra o ex-presidente Lula” e que a acusação da Polícia Federal não faz sentido:

- Continua após o anúncio -

“As doações ao Instituto Lula foram formais, de origem identificada e sem qualquer contrapartida. À época das doações Lula sequer era agente público e o beneficiário foi o Instituto Lula, instituição que tem por objetivo a preservação de objetos que integram o patrimônio cultural brasileiro e que não se confunde com a pessoa física do ex-presidente” afirmou o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Lula para o jornal O Globo.

Conforme O Globo, no caso desta terça-feira, a PF indiciou o ex-presidente apenas pelo repasse de R$ 4 milhões feitos pela empreiteira entre dezembro de 2013 e março de 2014. Os valores foram transferidos para o Instituto Lula de forma oficial, sob a alegação de serem doações feitas pela empreiteira. Contudo, a PF acredita que o dinheiro veio de uma conta informal de propinas que Antonio Palocci mantinha com a Odebrecht.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se