A Assembleia Legislativa de Santa Catarina concluiu no fim de tarde desta quarta-feira (27) a quinta edição do Programa Alesc Itinerante, realizada em Chapecó. A deputada Luciane Carminatti, coordenadora da Bancada do Oeste, avaliou como positiva a última fase do projeto que celebra os 190 anos do Parlamento catarinense.
Conforme a parlamentar, durante a sessão regionalizada foram apreciados e aprovados mais de 40 projetos de lei, destacando-se como a etapa com o maior número de propostas aprovadas durante o Alesc Itinerante.
Além disso, Chapecó trouxe diferenciais significativos, como a realização de uma reunião da Bancada do Oeste. A deputada ressaltou a importância dessa iniciativa, que reuniu o secretário de Estado da Infraestrutura, o superintendente de rodovias federais e o representante da Celesc para discutir demandas específicas da região.
“Entre os encaminhamentos destacados, esteve a organização de uma reunião ampliada com o DNIT, Secretaria de Infraestrutura e a FECAM, para tratar da iluminação dos trevos de acesso aos municípios do Oeste, muitos deles em situação de pouca visibilidade. Outras pautas abordadas incluíram o andamento de obras em rodovias estaduais, como a SC-283, que liga Águas de Chapecó a Palmitos, e a ampliação da energia trifásica”, destacou a parlamentar.
Conforme Carminatti, um dos temas de maior repercussão foi a situação das Casas Familiares Rurais. Santa Catarina possui 11 dessas unidades, que desempenham papel crucial na educação e na permanência de jovens no campo. No entanto, uma decisão do governo estadual de não abrir matrículas para o primeiro ano e fechar quatro dessas casas gerou ampla mobilização de agricultores, estudantes e professores.
“Essa decisão contraria a legislação federal e desvaloriza a educação no campo, algo que defendemos tanto. Precisamos garantir que os jovens possam continuar nas propriedades com acesso à educação de qualidade”, afirmou Carminatti.
Neste tema, a deputada também liderou manifestações junto às comissões de Educação, que ela preside, e de Agricultura, além de agendar uma audiência com o secretário de Estado da Educação para a próxima terça-feira (3).
Outro ponto de atenção foi o pedido de intervenção na possível municipalização da Escola Estadual Rosina Nardi. A demanda será incluída na pauta de audiência com o secretário de Educação.
Ainda durante a sessão, foram entregues placas para homenagear a Associação Chapecoense de Futebol, como reconhecimento à trajetória do clube. Na mesma sessão, foram homenageados os ex-presidentes da EFAPI, em reconhecimento ao trabalho realizado ao longo de cinco décadas para consolidar o evento como um dos maiores do setor agropecuário, industrial e comercial do Brasil.