
A deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC) criticou duramente o governo federal pela tentativa de aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e pela aprovação da ampliação no número de deputados federais. Em entrevista ao ClicRDC, Daniela afirmou que foi a primeira a protocolar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para barrar o aumento do imposto, medida que classificou como uma “sanha arrecadatória sem precedentes”.
Segundo a parlamentar, mesmo com a derrubada da proposta pela Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria tentando judicializar o tema, o que ela considera um risco ao equilíbrio entre os Poderes. “É extremamente preocupante e deslegitima o Poder Legislativo”, destacou.
Outro ponto abordado por Daniela foi a recente aprovação da ampliação do número de deputados na Câmara, que passou de 513 para 531 parlamentares. Ela votou contra a medida e defendeu que o correto seria apenas redistribuir as cadeiras conforme o crescimento populacional de alguns estados. “Santa Catarina ganhou cerca de 500 mil habitantes e merece mais representatividade, mas isso poderia ser feito com redistribuição, sem aumentar o total de cadeiras”, ressaltou.
A deputada também criticou a atual situação do aeroporto de Chapecó, que, segundo ela, está longe de atender às demandas da região. Reinehr afirmou que a concessão foi feita de forma equivocada, desconsiderando estudos técnicos anteriores. “Já formamos um grupo de trabalho com apoio do setor produtivo e do governo estadual para buscar uma solução. O Oeste catarinense precisa de um aeroporto à altura do seu potencial”, concluiu.
Durante a entrevista, Reinehr reafirmou que continuará atuando contra novos aumentos de impostos e em defesa de uma gestão pública mais eficiente, com foco nos interesses da população de Santa Catarina.