OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICADaniela Reinehr assume o governo de Santa Catarina após afastamento de Carlos...

Daniela Reinehr assume o governo de Santa Catarina após afastamento de Carlos Moisés

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), assume o governo do Estado de forma interina por 180 dias a partir de segunda-feira (26). A mudança aconteceu depois que o atual governador, Carlos Moisés (PSL), foi afastado na madrugada deste sábado (24).

Moisés é investigado por crime de responsabilidade após uma equiparação salarial entre procuradores do Estado ao dos procuradores da Assembleia Legislativa (Alesc) e pode sofrer impeachment. Outro processo contra ele, que envolve a aquisição de 200 respiradores no valor de R$33 milhões, também tramita na Alesc.

O afastamento temporário de Carlos Moisés, por 180 dias, foi definido em uma votação que iniciou na manhã de sexta-feira (23) e terminou no início da madrugada de sábado, por volta das 1h20. O tribunal de julgamento que definiu o afastamento foi composto por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ao todo, foram seis votos favoráveis ao andamento do processo de impeachment, contra quatro desfavoráveis. 

- Continua após o anúncio -

Daniela foi isentada da responsabilidade no voto do deputado Sargento Lima (PSL). Coube então ao presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Roesler, o desempate que arquivou o processo contra ela. 

A vice já havia assumido o cargo no início de 2020, quando Carlos Moisés estava de férias. Ela foi a primeira mulher da história a assumir o Governo de Santa Catarina. Daniela é natural de Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, e já atuou em Chapecó na área de advocacia. Ela, que tem 43 anos, é é advogada, produtora rural e ex-policial militar.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se