Buligon afirma: “Serei pré-candidato a prefeito de Chapecó” - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Buligon afirma: “Serei pré-candidato a prefeito de Chapecó”

Declaração foi feita na manhã desta sexta-feira (17), à rádio Super Condá


Foto: Willian Ricardo/ClicRDC

“Eu serei pré-candidato à prefeito de Chapecó, sim”, disse o atual gestor do Executivo do município, Luciano Buligon, em entrevista na manhã desta sexta-feira (17) à rádio Super Condá. Na quarta-feira (8), ele anunciou a filiação ao Democratas (DEM).

Durante o programa Primeira Hora, Buligon disse que ainda na quarta-feira, em conversa com o presidente nacional do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto) e com o líder estadual do DEM-SC, João Paulo Kleinubing, cogitou-se a hipótese dele poder ser candidato à prefeito de Chapecó.

Buligon sustenta que, em 2012 ele concorreu e assumiu ao pleito de vice, mas – durante o mandato em 2015 – teve que assumir a posição de prefeito, depois da renúncia do líder municipal da época, José Claudio Caramori. Com isso, Luciano e o DEM entendem que o atual prefeito concorreu ao cargo no Executivo, uma única vez.

Consulta

Para isso, será necessário uma consulta junto à Justiça Eleitoral de Santa Catarina. A medida visa identificar a possibilidade de Buligon ser pré-candidato ao Executivo chapecoense pela segunda vez, se assim for entendido pelo órgão. “É bom que se diga que a Justiça Eleitoral permite uma consulta e nós temos casos históricos em Santa Catarina, como o do prefeito Dário Berger que fez uma consulta, foi autorizado e conseguiu registrar a candidatura”, lembrou Luciano.

Buligon enfatiza que o Democratas nacional já fez um pedido ao DEM estadual para que faça a consulta junto ao Tribunal. A medida é para identificar se existe a possibilidade de prefeitos que assumiram o cargo, no meio ou no fim do mandato, serem candidatos em 2020. “Se a resposta do Tribunal for positiva, eu serei pré-candidato a prefeito de Chapecó, sim”, concluiu o líder.