OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICA“Antídio Lunelli é o candidato oficial do MDB”, declara presidente estadual do...

“Antídio Lunelli é o candidato oficial do MDB”, declara presidente estadual do partido

Na manhã desta sexta-feira, o ClicRDC entrevistou o deputado federal Celso Maldaner. Na conversa, o político comentou sobre os partidos que o MDB poder conversar para as eleições deste ano, confira a entrevista completa:

Prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli – Foto: Divulgação/MDB

Na manhã desta sexta-feira (18), o ClicRDC conversou com o presidente estadual do Movimento Democrátio Brasileiro (MDB), o deputado federal, Celso Maldaner. Na entrevista, o político confirmou que o nome do partido para a eleição ao governo do Estado é o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

“O MDB já definiu o seu futuro, em 2022 Antídio Lunelli é o candidato oficial do MDB. Respeitando aquilo que decidimos em reunião, por unanimidade, por aclamação que o MDB seria protagonista para valorizar o legado de Pedro Ivo, Luiz Henrique e de Casildo Maldaner. O maior presente que podemos dar às pessoas que deram a vida pelo MDB, é eleger um companheiro do MDB em 2022”, declarou o deputado.

Na conversa, Celso Maldaner deixou claro que o MDB é um partido de Centro. Para as eleições deste ano, a sigla pretende conversar com políticos ou partidos que se identificam com o MDB.

- Continua após o anúncio -

“Nós vamos procurar os partidos de Centro, que se identificam com MDB. pode ser PSDB, PSD, União Brasil e também o Podemos. A gente se identifica com todos os partidos de Centro e tenho a certeza de que construiremos um grande projeto para retomarmos o poder em Santa Catarina e fazer um trabalho com essas pessoas que querem o bem e que pensam no melhor estado do Brasil que é nossa querida Santa Catarina”, disse Maldaner.

Presidente estadual do MDB e deputado federal, Celso Maldaner -Foto: Divulgação/MDB

Confira a entrevista completa:

ClicRDC – Antídio Lunelli foi proclamado pré-candidato do MDB ao governo do Estado, como o partido saiu dessa prévia? Dívida ou unido em prol da candidatura?

Celso Maldaner – Eu não tenho dúvida nenhuma, tenho total certeza porque Antídio Lunelli, é um líder que já provou a sua capacidade como prefeito reeleito de Jaraguá do Sul, e tenho certeza que com seu poder de persuasão agora ele vai unificar o MDB, vai conversar com todos os deputados estaduais individualmente, com ex-governadores, senador, eu tenho a certeza que o MDB vai sair fortalecido neste processo, onde ele foi oficialmente homologado como nosso pré-candidato a governador, pela comissão eleitoral, seguindo a risca, a resolução número 001 de 2022, onde está bem claro que se um candidato desistisse, os votos depositados seriam nulo e se dois candidatos desistissem das prévias, aquele candidato que ficasse, ficaria homologado oficialmente como pré-candidato do MDB ao Governo do Estado. Essa questão de visão, tenho a certeza que nos próximos 15 dias tudo estará superado. 

ClicRDC – Existe a possibilidade do atual governador Carlos Moisés concorrer pelo MDB?

Celso Maldaner – Isso já está decidido oficialmente pelo sentimento das bases, onde percorremos as 36 regionais e 291 presidentes municipais do MDB falaram em nome de cada território municipal expressando sentimento das bases, onde o MDB quer ser protagonista, um dos três pré-candidatos iniciais que iam se inscrever, que era Antídio Lunelli, senador Dário Berger e Celso Maldaner, depois eu não me inscrevi, retirei meu apoio, porque senti que nesse momento, o catarinense quer votar em um gestor, que tenha experiência, que demonstrou capacidade como prefeito. Então o MDB já definiu o seu futuro, em 2022 Antídio Lunelli é o candidato oficial do MDB, respeitando aquilo que decidimos em reunião, por unanimidade, por aclamação que o MDB seria protagonista para valorizar o legado de Pedro Ivo, Luiz Henrique e de Casildo Maldaner. O maior presente que podemos dar às pessoas que deram a vida pelo MDB, é eleger um companheiro do MDB em 2022.

ClicRDC – Por que o senhor irá concorrer ao Senado?

Celso Maldaner – Eu tenho filin político, eu vejo a floresta, eu olho o Estado todo, eu sei que deixei muitos companheiros do MDB, principalmente do Grande Oeste Catarinense um pouco decepcionados pela não inscrição minha. Muitos iriam amanhã nas prévias para votar em meu nome, mas eu declinei antes. Eu tinha inclusive a simpatia do Antídio Lunelli, onde conversamos muito, se eu me inscrever, ele não se inscreveria. Eu insisti muito para que ele se inscrevesse, porque eu o vejo como um grande gestor e vejo o nome dele como renovação, eu tenho uma imagem como político, conhecido como um homem empreendedor, empresário. Eu sou uma pessoa muito feliz, onde em minhas vidas familiares, física e espiritual eu tenho saúde em todas as áreas, saúde econômica também como empresário bem sucedido com minha família maravilhosa. Mas sou conhecido no estado de Santa Catarina como político, e como político, a imagem do congresso nacional, não é nada boa. temos esse desgaste como político, então eu vi a floresta toda, que é Santa Catarina, toda a sociedade e o nome deste momento e o nome desta pessoa que tem poder de decisão é um líder, sabe trabalhar em equipe, saber delegar, o melhor nome se chama Antídio Lunelli como governador de Santa Catarina. 

ClicRDC – Sabemos que nas eleições existe uma balança, entre o Litoral e o Oeste. Como o MDB pretende alinhar essa balança visando a nossa região?

Celso Maldaner – Como filho de agricultor, sou economista, sou homem bem sucedido e minhas origens são do homem da roça, mas o Antídio tem as mesmas origens. Se nós falamos aqui e a visão que nós temos e se você me perguntar quais são as prioridades do grande Oeste, nós aqui é infraestrutura. Infelizmente ficamos tantos anos abandonados em termos de infraestrutura. As SCs estão praticamente sucateadas, as BRs federais é pior ainda. Então o Grande Oeste, que é o celeiro do Estado, nós somos o maior produtor de proteínas animais do mundo por metro quadrado. Praticamente o agro representa 35% do PIB Catarinense, então o nosso agricultor quer infraestrutura, ele quer pavimentação rural. Não é mais justo que o nosso agricultor, que faz investimentos de bilhões, não tenha energia trifásica, água garantida, cisterna para alimentar os animais, coletividade e alta complexidade na área da saúde, essas são prioridades levantadas qualificadamente. Antídio Lunelli é um homem que se identifica também com essas reivindicações, porque ele é um homem do campo, que foi agricultor, empregado e tem essa sensibilidade. O nome dele preenche uma lacuna muito grande representando o Grande Oeste Catarinense e tenho certeza que ele representa neste grande momento os empreendedores, onde não se pode separar o poder público da iniciativa privada, ele levou para dentro da prefeitura de Jaraguá do Sul a gestão privada, onde tem um controle com a inteligência artificial, se cada um está cumprindo com sua determinação, produzindo resultado em todas as áreas, baixou em 30% a questão de aquisição de compras, baixou em 42% na questão da saúde. é um homem que pegou a prefeitura 54% comprometida com a folha e trouxe para 34%. Então o Antídio Lunelli é a pessoa certa para ser o governador de Santa Catarina. Eu sei que no Litoral as prioridades são outras, mobilidade urbana, segurança, mas o Antídio tem essa sensibilidade porque ele sabe delegar, sabe trabalhar com a equipe, onde tem mais de cinco mil colaboradores e as pessoas trabalham realizadas, participando ativamente de Santa Catarina. Ele tem essa visão global, tem essa visão de mundo, tenho certeza que ele vai representar todos os eleitores catarinenses. 

ClicRDC – O MDB pretende fazer uma chapa pura, ou irá se aliar a outros partidos?

Celso MaldanerClaro que nós agora vamos procurar diálogo com a União pelo Brasil. O meu nome está à disposição do Antídio, ele sabe disso, o meu nome está sempre à disposição para participar da majoritária, mas eu reconheço que este momento é de procurar unidade, agora é o momento de apaziguar a nossa bancada estadual que é a maior do Brasil. Agora é momento da unidade do MDB e depois o Antídio vai procurar conversar com todos os outros partidos, para ver se alguém quer embarcar nesse novo projeto. Se por acaso, outros partidos não pretendem coligar com o MDB, o Antídio sabe que meu nome está à disposição, tanto para o Senado, quanto para vice-governador. 

ClicRDC – Quais partidos mais se assemelham a ideia do MDB em Santa Catarina?

Celso Maldaner – O nosso MDB é um partido de centro, apesar de ser o Movimento Democrático Brasileiro e surgiu lá no tempo da Aliança Renovadora Nacional (Arena), onde tínhamos a Arena que dava sustentabilidade ao governo, ao regime militar e o MDB surgiu como movimento democrático brasileiro representando a oposição no Brasil. O MDB é um partido do equilíbrio. O MDB é um partido de Centro, apesar de que temos pessoas de centro-esquerda e temos pessoas de centro-direita. O MDB com sua experiência, que vai apoiar no primeiro turno a nossa Simone Tebet, estamos aguardando a junção de partidos, através da federação, pode acontecer da União Brasil, do PSDB, que saiu do MDB, do MDB Cidadania, pode ser que saia essa Federação a nível Nacional. Nós vamos procurar seguir esse caminho como a legislação permite e autoriza e praticamente obriga em fazer uma federação aqui em Santa Catarina. Nós vamos procurar os partidos de Centro, que se identificam com MDB. pode ser PSDB, PSD, União Brasil e também o Podemos. A gente se identifica com todos os partidos de Centro e tenho a certeza de que construiremos um grande projeto para retomarmos o poder em Santa Catarina e fazer um trabalho com essas pessoas que querem o bem e que pensam no melhor estado do Brasil que é nossa querida Santa Catarina. 

ClicRDC – O MDB já conversa com algum partido visando as eleições de 2022?

Celso Maldaner – Sim! Já estivemos pessoalmente com Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, tanto eu quanto Antídio Lunelli, já estivemos conversando com Maurício, que é do Podemos, prefeito de Balneário Camboriú, com Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, com Raimundo Colombo, ex-governador de Santa Catarina, com Júlio Garcia, ambos do PSD. Estivemos com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que é do União Brasil, mas a gente respeita todos os partidos. Hoje temos previsto no mínimo umas seis candidaturas ao governo estadual em Santa Catarina, porque é importante ter candidato a governador para eleger bancadas. Hoje você sabe que o poder Legislativo praticamente comanda, é muito forte, tanto nas câmaras municipais, quanto nas assembleias legislativas, e também no congresso nacional. 

ClicRDC – Uma avaliação do governo de Carlos Moisés?

Celso Maldaner – Nos dois primeiros anos, era o da nova política onde eu lembro que desde a campanha política, a Daniela não deixava nem tirar foto com vereador do MDB, não podia chegar perto dela, porque ia contaminar a nova política. Depois, claro, aprenderam rápido, quando ia ter a cassação do Moisés e da Daniela, onde Júlio Garcia seria o governador. Depois inverteu quando a Daniela não foi responsabilizada pelos respiradores, não houve mais interesse na cassação do Moisés. Nós estamos hoje satisfeitos e contentes, vamos falar a verdade, com o que está acontecendo em Santa Catarina, porque a nível federal estamos abandonados, não tem uma obra praticamente que dá para dizer que o governo federal está tocando. Inclusive o governo do estado está colocando dinheiro nas obras federais. O caso da BR-163 aqui no Extremo Oeste, que é uma calamidade pública. O caso da BR-470 e tantos outros exemplos. O Governo do Estado, através da nomeação do Eron Giordani que é um rapaz aqui de Faxinal dos Guedes, vem fazendo grande trabalho e com recursos em caixa. Primeiro o PIX está ajudando todos os municípios catarinenses e agora com o Plano Mil que é um projeto que vai até 2026. Então os prefeitos hoje estão todos satisfeitos, as bancadas do MDB, PP, PSDB, PSD, metade do PL estão todos satisfeitos, porque tem recursos e recursos à disposição dos municípios de Santa Catarina, mas a sociedade quer mais, mas principalmente quer um líder, que comanda Santa Catarina, e esse líder se chama Antídio Lunelli. 

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se