OUÇA AO VIVO

InícioECONOMIAACIC pleiteia propostas para os candidatos ao Governo de SC

ACIC pleiteia propostas para os candidatos ao Governo de SC

Saiba mais

Infraestrutura, com ênfase em rodovias, ferrovias e no abastecimento de água e energia elétrica, além da melhoria nos serviços de saúde são os pleitos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para o documento Voz Única, lançado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

A plataforma vai levantar, integrar e monitorar o que o Estado precisa para crescer. É um instrumento que norteia os investimentos para o desenvolvimento catarinense, democratiza a informação, e ao mesmo tempo valoriza o papel do setor produtivo.

Em julho, a Facisc lançará a cartilha com as demandas de cada uma das 149 associações empresariais presentes em mais de 220 municípios. Depois, entregará aos presidentes dos partidos para dar subsídios aos planos de governo dos candidatos ao Governo do Estado nas eleições de outubro.

- Continua após o anúncio -

Infraestrutura

No que se refere à infraestrutura, a ACIC defende o planejamento e apoio a ferrovia Ferroeste (Cascavel a Chapecó), e a elaboração de projetos e estudo de viabilidade do trecho entre Chapecó e Correia Pinto, conforme já foi anunciado pelo Governo do Estado.

Outras reivindicações são a duplicação da BR-282, entre Chapecó e Irani, e a revitalização e implementação de terceiras faixas na SC-283, entre Concórdia e Palmitos. A obra de revitalização e modernização da rodovia já iniciou em alguns trechos, mas é preciso acompanhar e cobrar o Governo na continuidade dos repasses financeiros e na conclusão dentro dos prazos acordados.

Água e Energia Elétrica

Outra demanda defendida pela ACIC é a ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água, esgotamento e tratamento sanitário em Chapecó. Iniciativas da Casan então em andamento, como a obra para captação de água no Rio Chapecozinho no município de Bom Jesus para atender Xanxerê, Xaxim, Cordilheira Alta e Chapecó.

Também foi aberto o processo de licitação para captação água do Rio Uruguai para abastecer Chapecó, perfurados de vários poços na cidade e ampliados reservatórios de água em bairros mais problemáticos, mas isso não resolverá o problema em futuras estiagens. A ACIC defende a realização de melhorias no Lajeado São José, que abastece a cidade, e a criação de políticas públicas de proteção aos mananciais.

A ACIC também reivindica a ampliação da rede de distribuição de energia elétrica na região oeste, tanto no meio urbano, com a construção de novas subestações e linhas de transmissões, quanto na modernização da rede rural, com instalação de cabos revestidos e rede trifásica para atendimento aos empreendedores rurais.

Saúde

A ACIC sugere equipar, e habilitar para funcionamento e atendimento, as novas alas da ampliação física realizada no Hospital Regional do Oeste (HRO), e ampliar os repasses mensais do Governo de Santa Catarina para custeio das despesas. A entidade também pede investimentos no Instituto Médico Legal (IML) de Chapecó, que necessita de melhorias e ampliações para continuar o atendimento.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se