sábado, julho 26, 2025
InícioPolítica e CotidianoVereadora de Chapecó quer campanha contra crimes cibernéticos

Vereadora de Chapecó quer campanha contra crimes cibernéticos

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

Ontem (24), a vereadora de Chapecó, Elisiani Sanches (PSD), apresentou um projeto de lei que busca instituir a Campanha de Conscientização e Prevenção contra Crimes Cibernéticos, cometidos por meio do uso indevido da inteligência artificial, contra crianças e adolescentes, no município.

A crescente sofisticação das tecnologias digitais, em especial da inteligência artificial, tem potencializado o cometimento de crimes cibernéticos, ampliando os riscos de violações à dignidade de crianças e adolescentes. Ferramentas como deep fakes, que permitem a substituição realista de rostos e vozes em fotos e vídeos, tornam-se instrumentos perigosos nas mãos de criminosos, dificultando a distinção entre o real e o manipulado. Essa realidade impõe novos desafios à proteção integral de crianças e adolescentes.

Diante desse cenário, a campanha proposta visa conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos associados ao uso indiscriminado de ferramentas de inteligência artificial e ambientes digitais; promover a mobilização comunitária, estimulando a participação ativa de pais, educadores e demais agentes sociais na prevenção e identificação precoce de crimes;
e reduzir os impactos emocionais e psicológicos sobre as vítimas, por meio de ações educativas e informativas que fortaleçam a rede de proteção infantojuvenil.

- Continua após o anúncio -

A implementação dessa campanha, para Elisiane, é uma medida urgente e necessária diante da velocidade com que as tecnologias evoluem e do consequente aumento dos riscos cibernéticos: “Somente com informação, diálogo e articulação social será possível construir uma barreira efetiva contra a exploração de nossas crianças e adolescentes no ambiente virtual”.

SC segundo Marcos Vieira
O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) foi o convidado do programa Sala de Debates, da Condá FM, no dia de hoje (25). O primeiro assunto tratado pelo deputado foi a situação das rodovias estaduais e federais da região. O parlamentar está insatisfeito com a situação da SC-283, principalmente no trecho entre Mondaí e Itapiranga.

O presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa abordou a aprovação dos projetos de isenção do ICMS para produtos da cesta básica em Santa Catarina; a renovação de benefícios fiscais para produtos como madeira, farinha de trigo e mandioca; e propostas para adequações tributárias a fim de apoiar atividades agrícolas.

Marcos alega que o bom desempenho financeiro do Governo do Estado não é motivo para a reeleição do governador Jorginho Mello (PL), reforçando o posicionamento de ser pré-candidato à disputa pela Casa d’Agronômica no ano que vem, e de ser um deputado com posição independente na Assembleia Legislativa.


Recadinhos


Há um ano, a Condá FM estava em forte mobilização para cobrir as eleições presidenciais na Venezuela, que marcaram em 28 de julho do ano passado a quarta fraude eleitoral seguida no país.


Acompanhamos a manifestação de mais de mil venezuelanos na Praça Coronel Bertaso no dia da eleição, que despertou a esperança nessa comunidade de, talvez, ver o país sair do governo socialista vigente desde 1999.


Infelizmente, não foi assim. Mesmo com Edmundo González fazendo 67% dos votos de fato, houve flagrante alteração nos resultados emitidos pelas urnas eletrônicas com comprovante em papel, e foi declarada a “reeleição” de Nicolás Maduro.


Veja a importância do comprovante impresso na urna eletrônica: sem ela, talvez não haveria a comprovação de fraude nas eleições do país vizinho. É necessário o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro, faz bem para a democracia!

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp