terça-feira, outubro 28, 2025
InícioPolítica e CotidianoVereador de Chapecó quer folga para servidor público se tornar doador de...

Vereador de Chapecó quer folga para servidor público se tornar doador de medula óssea

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

O vereador de Chapecó, Cesar Valduga (PCdoB), protocolou ontem (1º) um projeto de lei para dar a concessão do direito a uma folga anual aos servidores municipais com até 35 anos de idade para a realização do cadastro junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Os servidores deverão apresentar, ao retornar ao serviço, comprovante de realização do cadastro à sua chefia imediata.

Conforme o vereador, o objetivo é colaborar com a conscientização sobre a importância de aumentar o banco de dados de doadores de medula óssea. Em razão do baixo índice de compatibilidade, entende-se que aumentando o banco de dados, aumentam as chances de compatibilidade para os necessitados de transplante no município.

A compatibilidade da medula óssea depende da semelhança dos antígenos do sistema de antígenos leucocitários humanos entre doador e receptor. Entre irmãos, a probabilidade de compatibilidade varia de 25% a 30%; enquanto na população em geral, pode ser de apenas um em cada 100 mil, a um em 1 milhão: “Esses números evidenciam a importância do cadastro no Redome”, afirma Valduga.

- Continua após o anúncio -

Uma doação de medula óssea serve para salvar a vida de pessoas com doenças graves do sangue e do sistema hematológico, como leucemias, linfomas e outras condições que impedem o funcionamento correto da produção de células sanguíneas no corpo. Além disso, considerando que o cadastro de compatibilidade é realizado junto aos bancos de sangue, como o Hemosc, Valduga entende que o projeto de lei também servirá como um incentivo de doação de sangue e plaquetas no momento da realização do cadastro.

A Europa quer erguer um novo muro
Após uma sequência de incursões de drones e caças russos, líderes da União Europeia estudam criar um “muro de drones” para proteger o leste do continente. Conforme a newsletter The News, a ideia é montar um escudo eletrônico, com sensores capazes de neutralizar drones antes que entrem no espaço aéreo europeu. A proposta ganhou força depois que 21 drones russos cruzaram até a Polônia, forçando a OTAN a gastar mísseis de US$ 2,8 milhões para abater drones de US$ 10 mil.

Na Dinamarca, a tensão se repetiu. Drones sobrevoaram aeroportos e fecharam o espaço aéreo por horas. A premiê Mette Frederiksen falou que “a situação mais perigosa desde a 2ª Guerra Mundial”, pedindo a união dos europeus contra Moscou. A OTAN pressiona pela criação do muro, dizendo que é urgente evitar novos episódios, mas nem todos estão embarcando juntos. A Alemanha pede calma, diz que mesmo se aprovada, levaria anos para sair do papel. Enquanto isso, operações improvisadas seguem em campo.

Recadinhos

  • O Grupo Condá de Comunicação está se afinando para uma cobertura histórica da Efapi. Das 22 edições da feira, contando com a deste ano, a Condá FM esteve a partir da 4ª edição, em 1976.
  • A emissora pioneira do Grupo Condá estará esperando você com programas ao vivo nos dias 11, 12, 15 e 17 de outubro, direto do Parque de Exposições Valmor Lunardi.
  • Além disso, o jornalismo da Condá FM estará realizando a cobertura completa da abertura da feira no dia 10 de outubro, a partir das 19h, e com reportagens especiais nos dias em que não estará no estande.
  • Participe da Efapi do Brasil. Ela não fará sentido sem você! Mobilize amigos e familiares. Esta é a grande festa do Oeste, uma feira que não tem similares no país. Aguardo você lá!
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp