quinta-feira, agosto 7, 2025
InícioPolítica e CotidianoVamos dar uma olhada em Concórdia?

Vamos dar uma olhada em Concórdia?

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

Durante o Encontro Catarinense da Imprensa deste ano, ocorrido no último sábado (2), em Chapecó, o jornalista Dalton Franke, do portal Inconcas, de Concórdia, mencionou que muitos moradores da Capital do Trabalho leem a coluna, pelo qual agradeço a deferência e, a pedido do colega, dedico a edição de hoje do espaço para entregar um panorama da cidade em diversos setores, com base em dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, calculado pelo Centro de Liderança Pública.

O Ranking é uma ferramenta de grande relevância e que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades, sendo composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. Esse estudo apenas é realizado em municípios com pelo menos 80 mil habitantes.

Pontos positivos
No indicador de população vulnerável, Concórdia se destaca, possuindo a quinta menor taxa do país, com apenas 14,3% dos habitantes cadastrados no CadÚnico. A capital do Alto Uruguai possui 100% da população cadastrada em equipes da Estratégia de Saúde da Família e da Atenção Primária financiadas pelo Ministério da Saúde.

- Continua após o anúncio -

Concórdia possui a segunda menor mortalidade por causas evitáveis no Brasil, na faixa etária de cinco a quarenta e nove anos, com uma taxa de 10 óbitos para cada 10 mil habitantes da faixa etária. Conforme o Ranking, o município não deposita nenhum resíduo em lixões ou aterros controlados, conseguindo uma destinação sustentável para 100% do lixo produzido.

Pontos negativos
O crescimento de empregos formais em Concórdia no ano de 2024 foi de apenas 2,2%, um dos piores desempenhos do país. A cidade possui uma das mais baixas taxas de acesso a internet banda larga de alta velocidade do Brasil, apesar de contemplar 82% da população. Concórdia também possui uma das menores taxas de acesso à telefonia móvel, mesmo registrando 92 celulares para cada 100 habitantes.

A qualificação do servidor público é deficitária em Concórdia. Conforme o Ranking, apenas um terço dos funcionários da Prefeitura possui ensino superior, uma das menores taxas entre as administrações municipais do país. A taxa de mortalidade materna na cidade é uma das mais altas do país, com nove óbitos de bebês para cada 10 mil partos. A taxa de alunos do Ensino Fundamental em tempo integral também está muito baixa, com apenas 2,39% dos estudantes contemplados.

Recadinhos
Na classificação nacional do Ranking de Competitividade dos Municípios, Concórdia ficou em 84º lugar entre 404 municípios pesquisados, subindo sete posições em relação à primeira participação no estudo, em 2023.
Os dados citados nesta edição da coluna são referentes a 2023, compilados e publicados em agosto do ano passado. A edição de 2025 do Ranking deve chegar em breve, e consequentemente, a atualização dos dados mencionados.
Em função da qualidade da pesquisa, tenho certeza que municípios menores da nossa região gostariam de ter uma análise tão aprofundada sobre suas realidades como a que oferta este Ranking.
Se você é leitor da coluna e mora ou trabalha fora de Chapecó, pode ficar aberto para sugerir à esta coluna abordagens sobre outros municípios do Oeste Catarinense! Vamos pesquisar e analisar o seu município!

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp