OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoReforma tributária: Fina flor, me explica que tá complicado!

Reforma tributária: Fina flor, me explica que tá complicado!

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

O Sala de Debates de hoje (5) deu uma pausa na cobertura eleitoral da Condá FM para tratar, mais uma vez, sobre a Reforma Tributária. O presidente da Associação dos Advogados Tributaristas do Estado de Santa Catarina (Atesc), Ricardo Cavalli, trouxe para o programa os colegas André Lemos, Carolina Sena e Luana Tomasi, que vieram participar de um evento sobre a nova legislação nacional de impostos ontem (4), no campus Santa Maria da Uceff, com participação de grande público.

Teve empresário grande de Chapecó que saiu do evento de cabelo em pé. A boa explicação, em linguagem popular, da reforma para os presentes, levantou alertas especiais para o setor da construção civil. Não estranhe se, nos próximos meses, grandes negociações de venda de imóveis acontecerem no município. É gente com grana querendo escapar dos fortes aumentos de alíquotas sobre as transações em si, ou a própria manutenção dos imóveis!

Para a maioria das pessoas, os impactos devem mesmo ficar mais claros na tributação sobre o consumo. Entretanto, é importante entender as mudanças para as empresas, pois isso pode afetar a geração de empregos em diversos setores da economia. Os advogados presentes na rádio reafirmaram que o setor de serviços continua sendo o grande perdedor da reforma, e o setor da indústria o grande vencedor.

- Continua após o anúncio -

Outra preocupação resolvida pelos especialistas no programa é de que, dificilmente, a carne bovina teria uma taxação sobre a exportação. Isso é fundamental para garantir a viabilidade e o crescimento da atividade em nossa região, que é forte neste segmento, assim como é a produção de carne de frango e suíno. Haveria pressão suficiente no Congresso Nacional para barrar qualquer incidência de imposto sobre a venda internacional destes alimentos.


Operação Patris Dolus
O alvo principal da operação do Gaeco deflagrada hoje em Concórdia é o ex-secretário de Infraestrutura Rural da Prefeitura. E novamente, foi a Administração Municipal que pediu a investigação do Ministério Público. Em coletiva de imprensa, conforme a Rádio Rural, o procurador do município, Izaias da Silva, juntamente com o assessor jurídico, Filipe Stechinski, e a diretora do setor de Compras, Camila Vieira, esclareceram os fatos.

A Prefeitura não foi alvo da investigação, nem de busca e apreensão pelo Gaeco. Em outubro de 2023, foi aberto um Processo Administrativo para apurar o processo da licitação em questão. Em seguida, houve abertura de uma sindicância para apurar os fatos e, na época, o secretário de Infraestrutura Rural foi exonerado.

Recadinhos
Falta ética de muita gente quando o assunto é causar polêmica em período eleitoral. Se quer fazer isso, faça-o com dados e fatos, não com especulações!


O ocorrido com a empresa de publicidade de Chapecó investigada pelo Gaeco na Operação Citrus é alvo de situações ocorridas na comarca de Caçador, e não daqui.


Fui procurado pelas campanhas de João Rodrigues e Pedro Uczai sobre o assunto. Falei duas vezes na Condá FM e repito aqui: o processo corre em sigilo e NÃO envolve a Prefeitura de Chapecó. O que foi publicado pelo MP é o que temos.


Desejo saúde ao Gladir Azambuja, que não pôde apresentar o Primeira Hora da Condá FM hoje por uma gripe. Aproveito o momento para te convidar a nos ouvir, de segunda a sexta, a partir de 7h10, em 98.9 FM, aplicativos e em vídeo na internet!

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp