
O Partido Renovador Democrático (PRD) oficializou, na manhã de quinta-feira (15), seu apoio à reeleição do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). A aliança foi firmada durante encontro na sede estadual do Partido Liberal em Florianópolis. Estiveram presentes o presidente estadual do PRD, Fábio Lopes Silva, e o presidente municipal do partido em Penha, Tiago Marquett, além do vice-presidente estadual do PL, Bruno Mello, e da secretária-geral do partido, Nara Godoy.
Com o anúncio, o PRD passa a integrar formalmente a base de apoio ao projeto de continuidade liderado por Jorginho, somando-se a outros partidos que já compõem a coligação em formação para as eleições de 2026: “Estamos muito confiantes no projeto liderado pelo governador Jorginho Mello. O PRD vem para somar forças e contribuir com uma visão moderna, alinhada aos interesses dos catarinenses. Essa parceria reforça nosso compromisso com um Estado mais eficiente e justo para todos”, afirmou Fábio.
A expectativa é que novos apoios sejam anunciados nas próximas semanas, ampliando o arco de alianças em torno da pré-candidatura à reeleição do governador: “A chegada do PRD fortalece ainda mais a nossa aliança em torno de um projeto sólido e responsável para Santa Catarina. Estamos construindo uma base ampla, com diálogo e compromisso com os catarinenses”, destacou Bruno.
O PRD é a fusão entre o PTB e o Patriota, ocorrida em 2023. Tradicionalmente, esses partidos foram governistas nas últimas administrações estaduais, ou seja, o movimento não surpreende. Provavelmente, os próximos partidos a definirem seu futuro na disputa eleitoral do próximo ano são o Progressistas e o União Brasil, que recentemente aprovaram a Federação União Progressista.
Segundo a entrevista que fiz com ele na última sexta-feira (16), o senador Esperidião Amin não quer ser protagonista nesta decisão, e lhe dou razão. Quem lembra do Jorginho chamando Amin de “professor de Deus” no debate do Grupo Condá ao Governo do Estado em 2022? Foi um dos momentos mais curiosos do primeiro turno, que pode ser facilmente resgatado para causar confusão no debate político. Para alguém como Amin, o melhor mesmo é se preservar.
Recadinhos
- Os portugueses foram às urnas pela terceira vez em três anos ontem (18), e elegeram a coalizão de centro-direita do atual premiê Luís Montenegro. Contudo, o atual partido deve encontrar resistência no Parlamento por não conseguir a maioria.
- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniu com líderes dos Estados Unidos e da Europa em Roma antes de uma ligação delicada marcada para hoje (19).
- Conforme a newsletter The News, Donald Trump deve conversar com Vladimir Putin sobre o fim da guerra. Enquanto isso, a Rússia lançou na Ucrânia o maior ataque com drones desde o início da invasão durante o fim de semana.
- O programa Primeira Hora, da Condá FM, teve mais uma das suas peripécias hoje: para acusar a audiência, um motorista usou uma buzina de bichos programada para tocar o som do relincho de um cavalo na frente do Complexo Condá. Bem sacada!