OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoPor que opinar na revisão do Plano Diretor de Chapecó?

Por que opinar na revisão do Plano Diretor de Chapecó?

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

🎧Ouça a notícia:

Ontem (16), o prefeito João Rodrigues (PSD) assinou o decreto que oficializa o cronograma de audiências públicas para a revisão do Plano Diretor de Chapecó. Entre os dias 4 e 30 de novembro, ocorrerão 13 reuniões em locais que, juntos, podem reunir mais de 10 mil pessoas para discutir o futuro do crescimento do município nos próximos 10 anos.

Conversei com o Ricardo Cavalli, presidente da Associação dos Advogados Tributaristas de Santa Catarina. Como bom chapecoense que é, ele acompanhou a formulação do Plano Diretor original, realizado em 2004, e a primeira revisão, em 2014. O texto original, conforme o comentarista da Condá FM, foi feito dentro do gabinete do ex-prefeito Pedro Uczai (PT), sem ouvir a comunidade.

- Continua após o anúncio -

Em 2014, o processo de participação popular na revisão do Plano Diretor foi bem menos organizado do que agora, segundo Ricardo, no qual há maior participação de arquitetos e engenheiros e mais audiências públicas. Quando foi divulgado o cronograma de reuniões ontem, a avaliação inicial é de que está a contento o calendário.

Agora, após a dedicação da Administração Municipal e dos especialistas, é hora do povo entrar em campo. Consulte o cronograma das audiências públicas aqui no ClicRDC, verifique a região em que sua residência está e se programe para participar. O Plano Diretor define as diretrizes para o desenvolvimento e ordenamento de Chapecó. O plano é um instrumento fundamental para a política de expansão do município.

Para se ter uma ideia da importância de você participar das discussões, o Plano Diretor define a organização do uso do solo, definindo áreas para habitação, comércio, serviços e espaços públicos; a promoção da qualidade de vida e da sustentabilidade dos cidadãos; e a garantia legal que as necessidades e aspirações dos cidadãos sejam consideradas.

No programa Primeira Hora da Condá FM, tivemos algumas reclamações de comunidades do interior que não foram contempladas nas regiões demarcadas para abrangência das audiências públicas, a exemplo das Linhas Marcon e Tafona, e da comunidade de Baronesa da Limeira. Entretanto, a audiência final, marcada para as 9h do sábado, 30 de novembro, no Parque da Efapi, durante o Salão do Imóvel, contempla todo o território do município.

Lembrando que se você não puder participar das audiências públicas, você pode enviar sua sugestão de mudança no Plano Diretor por meio do e-mail [email protected], ou presencialmente na Gerência de Parcelamento de Solos e Informações Cartográficas da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que fica na ala Leste da Arena Condá, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. E depois das audiências públicas, ainda teremos as rodadas de discussões na Câmara de Vereadores antes da votação do projeto de revisão.

Recadinhos

  • Uma crítica a nós, moradores de Chapecó: não podemos ter nosso humor dependente dos resultados da Chapecoense no futebol.
  • A vitória consagradora do Verdão contra o Santos ontem (16) mudou o humor do município de uma forma surpreendente. E nos vexames dessa temporada, como a goleada que o Guarani aplicou na Chape, a capital do Oeste visivelmente emburrou.
  • Isso revela a falta de maturidade emocional da sociedade. Nós somos bebês quando o assunto é fibra mental. Isso indica a necessidade de fortalecermos nossa resiliência emocional como geração.
  • Acredito que o diferencial que os chapecoenses possuem no trabalho pode ser refletido nas emoções. Faz bem para cada um de nós, faz bem para a comunidade.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp