segunda-feira, dezembro 23, 2024
InícioPolítica e CotidianoO vexame do telejornalismo brasileiro neste Natal

O vexame do telejornalismo brasileiro neste Natal

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Ouça a notícia:

Quem acompanhou atentamente a programação da TV aberta durante o dia de ontem (22), viu que de tragédia se falou pouco, muito pouco. O que a Globo queria que o Brasil visse era a ministra do STF, Carmen Lúcia, participando no amigo secreto do Fantástico e pegando a cantora Liniker, que foi presenteada de forma simbólica, recebendo da juíza um exemplar da Constituição. Quem diria que o também cantor Thúllio Milionário seria a ‘casca de bala’ da ministra! Mas não havia assuntos mais importantes para abordar?

Claro que esse é um quadro pré-gravado, tradicional do programa dominical desde 1995. Na produção de TV, pode-se afirmar que esse segmento seria mantido em uma edição especial de Natal. O problema é que as tragédias do fim de semana, ocorridas em Teófilo Otoni (MG), na ponte Juscelino Kubitschek e em Gramado (RS), mereciam muito mais destaque. Eram cerca de 60 vidas perdidas, diversos dramas a serem explicados à população, histórias importantes a serem contadas.

- Continua após o anúncio -

Mas usando o péssimo exemplo do Fantástico, que justificou ontem a perda de audiência que vem sofrendo, menciono os demais departamentos de jornalismo das grandes redes de televisão do país. Não existe planejamento para que, no fim do ano, mais equipes trabalhem para que o país não fique desabastecido de informações factuais? Tudo precisa depender das afiliadas que operam com poucas pessoas durante esse período do ano, e têm menos opções para planejar folgas e férias?

O telejornalismo brasileiro, no âmbito das redes abertas, falhou grotescamente ontem. Não há justificativa. É o preço pago pela falta de planejamento, até mesmo dentro de uma empresa que sempre contou com cifras financeiras muito maiores do que as demais empresas de comunicação, como é o caso da Globo. O país dependeu muito da mídia regional para se informar sobre os acontecimentos, e aqui vão meus cumprimentos à Rádio Gaúcha, que fez um trabalho excepcional de cobertura contínua do acidente em Gramado.

Se a Globo apenas se baseasse na produção de conteúdo que estava sendo feita pela RBS, já teria o suficiente para ter a melhor cobertura nacional da tragédia de Gramado sem fazer muito esforço. Todos nós, que trabalhamos nas comunicações, precisamos entender que toda hora é hora para acontecer uma tragédia, que não vivemos em um mundo de paz e que devemos priorizar um serviço à população que transcende nossos postos de trabalho e salários. Pelo visto, o pensamento de muitos não é esse.

Recadinhos

  • A campanha ‘Ajude o Claude’ continua arrecadando fundos para custear a reabilitação de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho em 5 de novembro. As doações podem ser realizadas no site vaka.me/5202451.
  • Um ingrediente a mais nessa história é a negação inicial que o INSS fez do benefício por incapacidade ao Claude. Enquanto é realizada uma nova tentativa pela família, o apoio da população é imprescindível.
  • Convido todos os internautas a prestigiarem o Espetáculo de Natal “Em Busca do Presente Perfeito”, que será apresentado na Igreja Renovar em Cristo.
  • A apresentação será na quarta-feira (25), a partir das 19h, com entrada gratuita. A igreja fica localizada na Rua Paulo Marques, 128E, no Centro de Chapecó.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp