Ouça a notícia
O programa Sala de Debates da Condá FM de hoje (10) recebeu o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Primeiramente, ele abordou a Operação Sociedade Secreta, da Polícia Civil, que investiga possíveis casos de corrupção na Diretoria de Habitação da Prefeitura. O mandatário afirmou que a situação sob investigação não envolve dinheiro público, e que a responsabilidade pelos possíveis crimes cometidos é de cada servidor. João considerou a situação um caso isolado e único da espécie durante sua administração.
O prefeito considera que houve um equívoco do conselheiro Luiz Roberto Herbst, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), ao suspender a licitação para a contratação do serviço de substituição da iluminação pública, de luminárias de vapor de sódio/mercúrio por luminárias de LED, em diversos locais no município, no valor estimado de R$ 4,6 milhões.
Conforme João Rodrigues, a licitação já foi relançada, e a cotação contestada pelo TCE acabou sendo utilizada devido à baixa resposta dos fornecedores procurados para que houvesse uma opinião mais ampla a fim de definir o preço médio da lâmpada: “Queremos até o final do ano que vem ter 100% da iluminação pública em LED”, afirmou o prefeito.
No campo da habitação popular, João afirma que o atual programa Minha Casa Minha Vida não executou nenhum dos projetos que lançou desde o ano passado até agora. Existem três empreendimentos que, por parte da Prefeitura, já estão encaminhados para início das obras no ano que vem: “Houve cidades contempladas, mas os recursos ainda não foram liberados, estamos esperando o processo na Caixa Econômica Federal”, pondera o prefeito.
João Rodrigues afirma que cumpriu a promessa de campanha de pavimentar 100% do perímetro urbano onde as vias ainda tinham chão batido. Para ele, a nova meta do asfaltamento na cidade é pavimentar todas as vias de calçamento que, segundo ele, superam 70 km de ruas, começando pelo calçamento de pior estado. Na área rural, João afirma que será ampliado o serviço de pavimentação para as Linhas São Vendelino e Batistello.
O prefeito foi questionado sobre notícias falsas envolvendo o Plano Diretor e ficou irritado por diversas indagações que, além de não estarem no escopo da lei, desviavam as audiências públicas do foco da legislação em discussão, que é fundamental para o futuro de Chapecó. Alguns comentários feitos a mim no Centro de Eventos ontem (9) indicavam que Valmor Scolari, secretário de Desenvolvimento Sustentável e vice-prefeito eleito, teve uma paciência de Jó para lidar com esses percalços.
Recadinhos
A campanha ‘Ajude o Claude’ segue arrecadando fundos para financiar a reabilitação de Claudenir de Morais, que sofreu um acidente de trabalho em 5 de novembro. As doações podem ser realizadas pelo site vaka.me/5202451.
Durante a entrevista de hoje, João Rodrigues entregou uma previsão para a entrega de várias obras durante 2025, principalmente na área da educação.
O prefeito espera que a tentativa de rompimento do contrato com a Casan seja judicializada. Ele reconheceu que parte das exigências feitas pela Prefeitura foram atendidas.
Quanto ao pente fino do Bolsa Família, João afirmou que 1.900 cadastros foram desativados durante 2024, e o prefeito afirma estar sendo processado por xenofobia, em razão da iniciativa ter acontecido após vários imigrantes terem sido cadastrados.