quinta-feira, novembro 14, 2024
InícioPolítica e CotidianoO que ninguém quer ver do atentado em Brasília

O que ninguém quer ver do atentado em Brasília

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Ouça a coluna:

Infelizmente, a forma como vivemos enquanto sociedade, em bolhas em que não temos a disposição de furar, principalmente quando o assunto é política, proporciona que loucuras como a ocorrida ontem (13) em Brasília façam parte da história do Brasil. Esse cidadão de Rio do Sul, cujo nome não merece ser citado nesta coluna, não é um herói, mas sim um desesperado que não está mais entre nós.

Não considero algo decente ou de bom senso pegar um carro, sair do Vale do Itajaí, fazer 1.665 km, passar mais de um dia viajando, ter diversos explosivos e fogos de artifício no automóvel, e usá-los para tentar, talvez, quem sabe, explodir o STF para, assim, acabar com a ditadura do Judiciário. Isso precisa ser analisado muito além do extremismo político. Nós necessitamos, como seres humanos, entendermos o abalo espiritual, emocional e mental desse indivíduo.

- Continua após o anúncio -

Portanto, sem rodeios. Se você achou legal a atitude desse homem, a sua atitude é de um panaca, como falei no programa Sala de Debates, da Condá FM, hoje (14), em editorial que reproduzo nesta coluna, porque isso precisa ser uma reflexão para o feriadão. O extremismo político no país precisa ser cortado na carne, por cada um de nós. Os pais precisam educar os filhos quanto a este assunto, as lideranças corporativas, comunitárias e eclesiásticas precisam instruir os liderados de cada um.

Posturas como a que este homem teve ontem em Brasília retrocedem o país, retrocedem nossas comunidades, e nos jogam à beira de experimentarmos, novamente, situações de terrorismo na América do Sul, a exemplo do falido atentado ao Riocentro, no Rio de Janeiro, em 1981; e aos dois atentados contra a comunidade israelita em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1991 e 1994. Isso sem falar nos atentados diversos causados por Sendero Luminoso no Peru nas décadas de 1980 e 1990.

Caro internauta, você não tem a obrigação de aguentar na tua ceia de Natal alguém que já promete azucrinar por causa de política. Pratique a tolerância zero! Se tal pessoa te provocar, não a convide para a noite de Natal. Pense nas pessoas que não têm com quem passar a noite de 24 de dezembro. Alguns até têm bons recursos financeiros, mas não possuem familiares por perto, e os amigos estarão com as respectivas famílias. Nem precisamos mencionar os mais necessitados. O que elas pensam de tudo isso?

Estamos perdendo a capacidade de sermos unidos por causa de pessoas e de interesses que não são compatíveis com as nossas necessidades e com aquilo que realmente precisamos para viver. Não adianta ter dinheiro, nem uma opinião política firme, se não houver bom senso. Que nesta temporada natalina, que em Chapecó iniciou ontem, possamos refletir sobre a quem realmente estamos dando valor, e quem realmente deu a própria vida para atender a nossa maior necessidade, que é o relacionamento com Deus.

Recadinhos

  • Hoje é dia da abertura oficial da 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, no Centro de Eventos de Concórdia. A cerimônia começa às 19h30. A Condá FM faz a cobertura completa do máximo evento esportivo de Santa Catarina.
  • O Complexo Esportivo Verdão terá, na tarde de amanhã (15) muitas pipas! A Renovar em Cristo promove uma tarde para as crianças, acompanhadas das famílias, brincarem juntas neste espaço público a partir das 13h30. Prestigie!
  • A Caravana da Coca-Cola teve grande repercussão e bom público em Chapecó, mas também teve problemas. Durante o trajeto, um dos geradores dos três caminhões da frota teve que ser trocado em pleno centro da cidade.
  • Amanhã é feriado, e por isso a coluna não será publicada. Entretanto, estaremos trabalhando normalmente no jornalismo da Condá FM, com o Primeira Hora estendido até as 9h, e cobertura do Natal no Ecoparque durante a noite.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp