OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoO que esperar do debate entre os candidatos a vice-prefeito de Chapecó

O que esperar do debate entre os candidatos a vice-prefeito de Chapecó

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Amanhã (13), às 8h30, a Condá FM 98.9 apresenta o debate entre os candidatos a vice-prefeito de Chapecó. Dos três personagens que estarão presentes, considero que nenhum deles deixa de correr o risco de assumir a Prefeitura em 2026, se eleitos forem. Valmor Scolari (PSD), Luciane Carminatti (PT) e Geraldo Santin (NOVO) precisam encarar este debate como possíveis próximos prefeitos da capital do Oeste.

Uma coisa os três têm em comum: currículo. Ninguém caiu de paraquedas nas chapas que disputam a Prefeitura. São pessoas capacitadas, que fizeram bons trabalhos nos locais onde atuaram, e que, em maior ou menor medida, vivem Chapecó de forma rotineira, ao menos semanalmente. Por isso, é importante que o internauta acompanhe o debate.

E muitos ainda perguntam por que a Condá FM realiza um encontro assim. A resposta não está apenas na história política de Chapecó, onde desde as eleições de 2000, todos os prefeitos eleitos deixaram o vice assumir por questões eleitorais ou técnicas; mas também pela função do vice-prefeito, hoje em dia, ser muito mais do que um cargo de expectativa. Atualmente, o segundo nome da Prefeitura participa ativamente da gestão municipal, muito além da ida a eventos para representar o prefeito.

- Continua após o anúncio -

Sinduscon corre atrás

A nota à imprensa enviada pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon Oeste), esclareceu um grande fato envolvendo as três mortes por acidentes de trabalho ocorridas em Chapecó na semana passada: nenhuma das duas empresas responsáveis pelas obras envolvidas nos acidentes eram sindicalizadas.

Isso preocupa ainda mais a mim, e precisa preocupar a comunidade. A Prefeitura fica com ainda mais responsabilidade nessa história. Será que a Comissão de Fiscalização de Obras só pode fiscalizar os sindicalizados? Não são todas as obras estruturantes que precisam passar pelo ConCidade e pelas Câmaras Técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável? A conta não está fechando e os perigos continuam aí, à espreita.

O Sinduscon é um sindicato sério, que está aberto ao debate, que possui estrutura de atendimento para as empresas associadas e bom relacionamento com o Siticom, que representa os trabalhadores da construção civil. Agora, não adianta os sindicatos continuarem gritando se o poder público não escuta! Repito o que falei aqui na semana passada: é hora de termos concurso público ou contratação emergencial para aumentar a equipe de fiscalização de obras da Prefeitura!

Recadinhos

  • A Polling Data atualizou ontem (11), a previsão de resultado do Colégio Eleitoral para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, que ocorrem em 5 de novembro. Conforme o instituto brasileiro, Kamala Harris seria eleita.
  • A previsão ainda não leva em conta o desempenho da substituta de Joe Biden e atual vice-presidente do país no debate da ABC ocorrido na terça-feira (10) à noite.
  • Na maioria das opiniões, Kamala venceu o debate apesar de Trump ter falado mais tempo do que ela, e a atacado menos do que muitos esperavam. Inclusive, o tradicional aperto de mão entre os candidatos voltou a ocorrer nos EUA.
  • Para vencer as eleições, são necessários 270 votos no Colégio Eleitoral. A previsão aponta 282 votos para Kamala contra 256 de Trump. No voto popular, Kamala faria 47,7% dos votos, contra 46% de Trump e 6,3% dos demais candidatos.
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp